Certificação digital agiliza pagamento de dívidas com o governo na internet

1 min de leitura
Imagem de: Certificação digital agiliza pagamento de dívidas com o governo na internet

O governo liberou uma nova maneira de quitar dívidas junto à administração federal. A certificação digital passa a permitir a consulta dos débitos de dívida ativa e a realização de simulações sobre formas de pagamento, como parcelamentos. E atenção: não se trata do documento único digital, e sim outra forma de identificação virtual.

Não vá confundir o certificado digital com o documento único digital!

O certificado digital é uma ferramenta que pode ser usada para agilizar várias atividades na internet. O e-CNPJ, por exemplo, identifica um representante legal de uma empresa. Já o e-CPF permite realizar operações na web com a mesma validade de sua contraparte física. Entram nessa categoria também a NF-e, para emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas e o SSL, que garante segurança na troca de informações dos visitantes e usuários de um site.

Se você quiser obter alguma dessas certificações, é necessário entrar com a documentação de acordo com a entidade escolhida — mais informações sobre isso estão no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Depois disso, é possível realizar as operações para acertar as pendências que estão sob a responsabilidade da Procuradoria-Geral da União e a Procuradoria-Geral Federal.

Para efetuar o pagamento, é preciso consultar seu débito e verificar se ele se enquadra nessa condições. A ferramenta pode ser usada na plataforma Sapiens, disponível no site da Advocacia-Geral da União.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.