Google Podcast agora usa transcrições para facilitar pesquisa por episódios

1 min de leitura
Imagem de: Google Podcast agora usa transcrições para facilitar pesquisa por episódios

Se alguns usuários reclamam que o Google Podcast parece ser um app inacabado, onde faltam algumas funcionalidades consideradas básicas em apps de outras empresas, por outro lado, ele acaba de introduzir um recurso bem avançado.

Descoberto meio que por acaso, por um usuário do Android Police, as transcrições dos podcasts possibilitam a busca por episódios digitando-se apenas um termo ou parte do assunto que foi falado no programa. Em outras palavras, se um usuário ouviu um podcast com o título “O que achamos do Android Q”, mas ele não sabe o nome, ele poderá pesquisar por um termo que foi comentado no áudio, como “as animações do Jelly Bean”, por exemplo.

Na imagem abaixo, o usuário ›joj.| diz, em um tuite: “Não estou muito certo se estou dando um furo ou algo do tipo, mas vocês estão oferecendo a transcrição de seus podcasts em algum lugar? Porque, se não estão, é o Google Podcast que está fazendo isso por vocês agora mesmo”.

Depois disso, o pessoal do Android Police foi realizar um teste e acabou confirmando a existência do recurso ao pesquisar por uma piada interna que ocorreu num episódio cujo título não tinha nenhuma relação com o termo usado na busca e, mesmo assim, o episódio foi encontrado.

Até então, não se sabe se as transcrições foram implementadas somente para aprimorar as buscas ou se elas poderão ser usadas para outras finalidades, como fornecer o conteúdo do áudio em formato de texto para pessoas com deficiência auditiva.

O Android Police também percebeu que nem todos os episódios possuem transcrição, dando indícios de que a ferramenta ainda não foi totalmente implantada. Caso ela seja confirmada e mantida pela Google, vai ser incrível poder pesquisar por termos marcantes e encontrar podcasts que não lembramos os títulos, onde ouvimos ou as empresas que os disponibilizaram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.