Gmail dinâmico com AMP permite interagir com respostas na própria mensagem

1 min de leitura
Imagem de: Gmail dinâmico com AMP permite interagir com respostas na própria mensagem
Avatar do autor

Você deve estar familiarizado com a tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages ou Páginas Móveis Aceleradas), mesmo que não saiba ou lembre o que exatamente significa isso. Sabe quando você vê um ícone de raio e, ao abrir o conteúdo no celular, a página já está imediatamente carregada? Pois bem, isso é o AMP em ação.

Google vem usando o AMP em várias frentes e agora os resultados estão chegando às versões desktop e mobile do Gmail. Com os chamados “emails dinâmicos”, você poderá interagir na mensagem com respostas na hora, sem o envio de uma resposta com outro email. É possível confirmar presença em eventos, preencher questionários, procurar um catálogo ou responder a um comentário, entre outras ações.

gmailFonte: Google

Nesse último exemplo, fica mais fácil compreender com o Google Docs. Em vez de receber notificações individuais quando alguém o menciona, agora você verá um tópico atualizado no próprio Gmail. Assim, será possível resolver a questão diretamente na mensagem.

Novidade também ajuda nos negócios

Como o email continua sendo utilizado amplamente para negócios e ambiente corporativos, nada mais justo do que ter os emails dinâmicos turbinados pelo AMP também para esse fim. Várias companhias já aderiram às ferramentas, como Booking, Doodle, OYO Rooms, Pinterest, entre outras.

Um dos exemplos é o Pinterest. Ao receber uma mensagem da plataforma, você pode interagir com a seleção dos paineis sem a necessidade de abrir o app ou de responder ao email.

googleFonte: Google

O mesmo acontece com uma pesquisa sobre hoteis no envio da OYO Rooms.

googleFonte: Google

Ou na confirmação de uma reunião via Doodle.

googleFonte: Google

“Mas como posso enviar meus próprios emails dinâmicos?” Bem, há uma preocupação com segurança e privacidade e com o próprio bom uso da plataforma e a Google, por isso, exige um registro para liberar o recurso.

Provavelmente você já deve ter visto alguma novidade funcionando em sua conta, mas tudo deve ser liberado aos poucos para os usuários da versão web e quem tem perfis corporativos precisa aceitar a novidade nas configurações. Os dispositivos móveis devem receber a atualização muito em breve.

Fontes

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Gmail dinâmico com AMP permite interagir com respostas na própria mensagem