O que são as redes mesh e como elas vão melhorar sua vida?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O que são as redes mesh e como elas vão melhorar sua vida?

Sabe aquele cantinho da sua casa onde o sinal do WiFi simplesmente some e nem o WhatsApp consegue carregar as mensagens direito mostrando aquela notificação completamente inútil de que “pode ser que você tenha mensagens novas”? Já faz um tempo que existem coisas como repetidores que podem até cobrir esses “buracos negros”, mas esse tipo de solução geralmente não te dá o melhor resultado, principalmente em ambientes muito grandes.

Quem quiser um desempenho mais estável pra conexão sem fios vai estar muito melhor servido com uma rede mesh, ou rede em malha, se você preferir traduzir pro português. E como hoje em dia a Internet das Coisas já traz cada vez mais aparelhos conectados pra dentro das nossas casas e escritórios, poder contar com WiFi sem falhas é ainda mais importante. Chega junto pra entender o que são as redes mesh e quais são as vantagens delas.

Basicamente, uma rede mesh é como um WiFi mais inteligente, que usa dois ou mais roteadores específicos pra criar uma rede só e distribuir o sinal de forma uniforme por todo o espaço da sua casa ou escritório. Cada um dos roteadores mesh serve como um nó, e aí os dispositivos com acesso à rede se conectam automaticamente a cada um desses nós sem sofrer qualquer perda ou atraso de sinal quando se afastarem do roteador principal. 

A melhor rede possível

Por exemplo, imagina que você tá jogando online, vendo vídeos por streaming ou fazendo qualquer coisa que precise de conexão constante à internet no seu smartphone, tablet ou notebook, mas por algum motivo você precisa se afastar de um dos roteadores e chegar mais perto do outro.

Com uma rede mesh configurada, o seu aparelho vai fazer a transição entre um roteador e o outro sem você precisar fazer nada e sem afetar o desempenho do que você estiver fazendo. Além disso, caso você precise ampliar ainda mais o espaço coberto, é só comprar mais um terceiro aparelho compatível e adicionar à rede mesh criada pelos que você já possui.

Tudo conectado

Mesmo que você tenha vários roteadores mesh instalados, o sistema mantém todos sincronizados e consegue identificar qualquer movimentação dos aparelhos. Aí, ele analisa as possibilidades de rotas instantaneamente e define o melhor caminho pros dados chegarem até você sem perdas.

Uma casa.

Além disso tudo, as redes mesh trazem várias outras vantagens. Como tudo é automatizado, elas são mais fáceis de administrar, e mesmo que você precise alterar alguma configuração, isso pode ser feito de forma fácil, por exemplo, por meio de aplicativos dos roteadores. Também dá pra criar redes temporárias para visitantes, cortar o acesso a determinados serviços impróprios para crianças, verificar o consumo de banda de cada dispositivo que tá conectado à sua rede, entre outras coisas.

Como eles funcionam?

Os roteadores mesh contam com a tecnologia beamforming pra direcionar o sinal, concentrando e se concentrar nas direções onde estão os aparelhos conectados, o que ajuda a garantir toda a eficiência e a cobertura da rede. Um roteador WiFi comum simplesmente lançaria o sinal pra todos os lados ao mesmo tempo, o que enfraquece o resultado.

Um roteador.

Os aparelhos mesh são dual band, conseguindo operar em 2,4 ou 5 GHz, permitindo usar a frequência mais apropriada para cada dispositivo e, assim, evitar interferências. Além disso, com os roteadores mesh é possível conectar bem mais aparelhos ao mesmo tempo na sua rede Wi-Fi, tornando possível o funcionamento de eletrodomésticos e outros equipamentos inteligentes sem prejudicar a qualidade do seu sinal.

Escritórios que quiserem mergulhar na Internet das Coisas também vão ter vantagens utilizando roteadores mesh, especialmente em relação aos custos, apenas plugando novos módulos na tomada, sem a necessidade de infraestrutura cabeada.

Conheça a linha Twibi

Aqui no Brasil, a Intelbras é a pioneira no oferecimento de uma linha inteira de produtos para redes mesh totalmente em português e com configurações adaptadas às residências brasileiras.

Uma imagem.

Por aqui, ela já tá vendendo dois modelos diferentes, o Twibit Fast e o Twibit Giga, que são vendidos em kits com duas unidades e também em módulos individuais, atendendo às necessidades de quem precisar de suporte a uma quantidade maior ou menor de aparelhos conectados e todos os planos de internet, com suporte a conexões com menos ou mais de 100 Mbps dependendo do modelo.

...

E aí, você curtiu as vantagens das redes mesh? Diz aí pra gente o que você mais gostou e clique aqui para saber mais sobre a linha de produtos para redes mesh da Intelbras. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.