Vai entregar o IR? Atenção, este ano não é possível registrar de madrugada

1 min de leitura
Imagem de: Vai entregar o IR? Atenção, este ano não é possível registrar de madrugada

A Receita Federal anunciou uma novidade que deve desagradar parte dos contribuintes e, especialmente, os contadores: diferente de outras temporadas, neste ano não será possível realizar a transmissão do Imposto de Renda (IR) na madrugada, entre a 1h e a 5h. A justificativa é que o site usa esse período para manutenção, justamente para poder processar todo o volume de informações enviada durante os outros períodos.

Embora isso não atrapalhe muito quem apenas precisa mudar os hábitos para se adequar à mudança, os profissionais que lidam com muitas declarações serão obrigados a fazer todo o trabalho durante os horários em que a internet está mais lenta e congestionada.

“Muitas pessoas, especialmente as que moram em locais onde a internet não funciona tão bem, poderiam agilizar seus trabalhos se este serviço funcionasse neste horário. Acredito que a Receita deveria se empenhar em oferecer todos os seus serviços eletrônicos sem interrupções”, diz Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), ao Convergência Digital.

imposto de rendaFonte: Receita Federal

Vale lembrar que o envio pode ser feito de madrugada, ele apenas não será registrado entre a 0h59 e 5h01, e o programa do IR continua disponível para download em qualquer horário. O prazo final encerra no dia 30 de abril.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.