Brasil é o país que tem o imposto de banda larga fixa mais caro do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Brasil é o país que tem o imposto de banda larga fixa mais caro do mundo

O Brasil paga o imposto mais caro do mundo em banda larga fixa, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por meio de um estudo de benchmarking, a agência usou os indicadores da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e dados sobre a carga tributária dos serviços de telefonia móvel (voz) e de banda larga fixa para chegar ao resultado.

Segundo o TeleSíntese, enquanto o Brasil é o país que mais caro, ele é o 5° maior mercado de telefonia móvel, e o 6° maior em banda larga fixa. Foram analisados, no total, 174 países.

  • Abaixo, um gráfico mostra a comparação no imposto sobre a banda larga fixa:

daCarga tributária

Não é só na banda larga fixa que o Brasil paga bem caro: somos o quarto país que paga mais caro em impostos de telefonia móvel. “Na telefonia móvel, o número é um pouco inferior, mas ainda assim, amplamente majoritário: 116 países têm imposto igual ou menor a 20%”, explica o TeleSíntese.

ceCelular

A análise realizada pela Anatel indica também um aumento nos preços de banda larga móvel entre 2015 e 2017, saindo de R$ 21,12 por 1 GBs de internet para R$ 50. Segundo os técnicos da agência, a taxa de câmbio e a retração econômica podem ser responsáveis pelo aumento.

poder de compraPoder de compra

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.