De acordo com um estudo feito em julho deste ano, os resultados de busca da Google nunca são totalmente neutros. Isto é, toda vez que você procura alguma coisa no buscador, os resultados são sempre personalizados de acordo com as informações que a Google tem sobre você.

Isso seria verdade inclusive quando você navega sem estar logado com sua Conta Google ou mesmo quando usa o modo anônimo ou privado do seu navegador. Na verdade, esses métodos, que muita gente acredita protegê-las da “vigilância” da Google, afetam muito pouco os resultados de busca.

Estudo foi feito pelo DuckDuckGo, um buscador concorrente do Google com foco em privacidade

É muito importante notar, contudo, que esse estudo foi feito pelo DuckDuckGo, um buscador concorrente do Google com foco em privacidade. Dessa forma, não podemos considerar o estudo completamente isento de maneira alguma.

Mesmo assim, o experimento que o estudo promoveu é interessante: 76 internautas norte-americanos fizeram buscas simultâneas no Google sobre três termos distintos. Na primeira vez, essas pessoas simplesmente abriram seu navegador e fizeram a busca no Google, com suas Contas Google devidamente logadas no serviço. Em seguida, as mesmas três buscas foram repetidas, agora com as contas deslogadas e em modo privado ou anônimo em seus browsers.

duckduckgoEstudo aponta que é difícil driblar resultados personalizados (fonte: DuckDuckGo)

A ideia era descobrir se o Google Search mostraria resultados diferentes para essas pessoas de acordo como o modo de navegação delas variava. Em teoria, com o navegador deslogado e em modo anônimo, o buscador não teria acesso a informações prévias sobre o usuário e teria que gerar resultados de buscas totalmente neutros. Mas não foi isso que aconteceu.

Quando as 76 pessoas diferentes em locais diferentes dos EUA buscaram “Gun control” no Google, 45 delas conseguiram resultados únicos, completamente diferentes dos demais envolvidos no teste. Isso com suas máquinas logadas no buscador. Com os browsers deslogados e em modo anônimo, 45 pessoas continuaram tendo resultados únicos, personalizados para elas.

70 pessoas viram resultados personalizados para "Vaccinations" tanto em modo normal quanto em modo anônimo

Ao buscarem “immigration”, 48 pessoas viram resultados personalizados e, quando deslogados e em modo anônimo, 45 ainda viam resultados totalmente personalizados para elas. Quanto ao termo “Vaccinations”, os resultados nos dois modos de navegação foram iguais: 70 pessoas viram resultados personalizados tanto em modo normal quanto em modo anônimo.

O que o DuckDuckGo quer dizer com isso é que é praticamente impossível conseguir um resultado de busca neutro ou imparcial no Google. O serviço quase sempre usa as informações que ele tem sobre você para personalizar os resultados.

O que diz a Google

Ao The Verge, a Google esclareceu que toda busca no seu serviço está sujeita a outras variáveis não relacionadas aos dados que a empresa possui sobre os usuários. “Resultados de busca podem mudar a cada minuto e, às vezes, até a cada segundo. Fora isso, a personalização é feita apenas em uma pequena fração do total de pesquisas feitas no nosso buscador”, disse a Google.

Infelizmente, a empresa não comentou diretamente sobre o fato de os resultados de buscas muitas vezes não variarem de acordo com a mudança de modo de navegação (anônimo ou normal). Tudo o que a Google falou foi que “não personaliza resultados para buscas feitas no modo anônimo usando dados do histórico de navegação das pessoas”.