Quem acompanhou os primórdios da Internet deve ser bem familiar ao GeoCities, serviço de hospedagem de sites muito popular na época, que chegou a figurar entre os três maiores sites da web, em 1999, antes de ser comprado peloYahoo!. Bem, como sabemos, muita coisa mudou de lá para cá e o braço estadunidense já fechou suas portas há dez anos. Agora, é a vez da versão japonesa, a única remanescente, dizer adeus.

O Yahoo! comprou o GeoCities por US$ 4 bilhões, quando ainda estava no auge, e o Japão foi o único país em que se manteve operante. Depois de 22 anos, a companhia ainda detém participação considerável no mercado nipônico de pesquisas e continua sendo destaque entre os portais de notícias no país.

Além de justificar o encerramento das atividades por conta de falta de atualização tecnológica e baixa rentabilidade, a Geocities Japan faz questão de lamentar, em comunicado oficial, a perda de imensa quantidade de informação absorvida pelas suas páginas ao longo desse tempo todo.

geocities

Se você se sente um pouco nostálgico com essa notícia e se lembra dos velhos contadores de visitantes, textos intermitentes, teorias da conspiração e HTML quebrada, não se desespere: fãs já fizeram questão de arquivar o conteúdo original e até mesmo existe uma compilação nacional com saudosos endereços brasileiros.