Como Usar Photoshop Express

6 min de leitura
Imagem de: Como Usar Photoshop Express

Um dos principais chamarizes da Adobe é, sem dúvida, o Photoshop. O editor de imagens é um dos mais conhecidos e usados. Mas não são todos os usuários que podem comprar uma licença do Adobe Photoshop tendo em vista que o preço para adquiri-la é muito alto, mais de duzentos dólares.

Por esta razão, alguns usuários tendem a piratear cópias do Photoshop e usá-las. Contudo, esta não é a melhor forma de utilizar o software, já que muitos aplicativos que prometem destravar o uso do Photoshop estão acompanhados de vírus e outros tipos de malware.

Muita gente se perguntava se seria possível ter um editor de imagens tão bom quanto o renomado Photoshop sem precisar pagar nada. A Adobe atendeu a estes pedidos e lançou o Photoshop Express. Este serviço online traz algumas das principais ferramentas e filtros da versão instalável do editor de imagem só que simplificados para uma versão leve e com visual bem arrojado – tudo no seu navegador.

Para começar a usar o Photoshop Express Beta é importante ter em mente duas coisas. A primeira delas é: esta é uma versão beta, logo algumas falhas ou recursos não muito potentes são muito comuns; a segunda é que por se tratar de uma versão beta e online, o Photoshop Express Beta não fará todas as edições e “malabarismos gráficos” que a versão definitiva.

Tendo isto em mente, você já pode acessar o site www.photoshop.com. Chegando à página principal, você tem duas opções, se cadastrar imediatamente para poder usar o serviço, ou testá-lo antes. Para fazer o teste, clique no botão “Test Drive” no lado direito da tela. Nesta prévia do que se trata o Photoshop Express, você pode observar que o editor online possui um redimensionador, removedor de olhos vermelhos, efeitos de desefocagem e várias outras opções.

Caso você já tenha testado ou optado por não fazer este teste, clique no botão “Join now” para se cadastrar e desfrutar de todas as regalias que a Adobe oferece sem custo nenhum. Se você já possui uma conta Adobe, clique em “Sign in” e atualize sua conta clicando no link enviado para o seu e-mail.
Um dado interessante a respeito do Photoshop Express é a possibilidade de interagir com os álbuns e galerias de sites como o Flickr, Photobucket, Facebook e Picasa. Esta interação permite que você edite as fotos que estão nestes sites e divulgue suas imagens.

No entanto, você não é obrigado a ter uma conta em algum destes hospedadores de imagens. Pode-se muito bem começar do zero no Photoshop Express, afinal quando você está se cadastrando, é solicitado o preenchimento de um campo para o seu endereço online (seunome.photoshop.com), assim você já pode divulgar este link para tornar seu trabalho conhecido!

Quando já tiver terminado o seu cadastro, é hora de enviar algumas fotos para editar online. Depois de concluído o cadastro e feito o login, há a opção “Upload Photos” na página principal. Clique nesta opção para enviar as suas imagens. É possível enviar mais de uma foto por vez; para isso, pressione CTRL e clique nas imagens que deseja fazer o upload. Quando terminar de escolher, clique em “Upload”.

Para evitar o acúmulo de muitas abas e elementos gráficos na sua tela, o Photoshop Express Beta pode ser utilizado no modo “Full-screen”, ou seja, “Tela cheia”. Para ativar esta função, clique neste botão no canto superior direito da tela do aplicativo.

Se você clicar em qualquer uma das imagens enviadas, abrirá um menu suspenso como o da imagem abaixo. Para abrir o editor de imagem, clique em “Edit Photo”. Você verá uma tela que lembra a janela do Photoshop convencional, com uma barra de ferramentas ao lado esquerdo. Vamos fazer algumas edições básicas na imagem da guitarra.

Transformando fotografia em desenho

Se você fosse aplicar este efeito no Photoshop convencional, levaria no mínimo cerca de dez minutos. No Photoshop Express Beta, basta um clique para resolver esta questão. Na seção “Effects” da barra de ferramentas, clique em “Sketch” para transformar a fotografia em desenho. Note que na parte superior da tela há várias opções de finalização do efeito, escolha qual delas ficará melhor para a sua foto e clique sobre o quadrado. Pronto! Sua foto se transformou em desenho com apenas dois cliques!

Destacando apenas uma cor da foto

Este efeito ficou muito conhecido com o filme Sin City, baseado nos quadrinhos de Frank Miller. Veja como transformar a sua imagem em uma cena do filme. Primeiro, escolha uma foto em que as cores estejam bem definidas e separadas. Para este efeito não usaremos a imagem da guitarra. A imagem de uma mesa de poker ficaria melhor, já que as cores estão mais separadas e há uma boa variedade delas.

Clique na opção “Pop Color” na seção “Effects” e decida qual cor deseja destacar. Se você clicar em “Show all colors” o fundo se manterá o mesmo, mas a cor que você decidiu destacar pode ser mudada. Dessa maneira é possível fazer ajustes de cor sem utilizar várias barras e paletas de cores.

Alterando a quantidade de branco na imagem

Na seção “Tuning” é possível editar pontos importantes da imagem. Um deles é a quantidade de branco na imagem. Entende-se por branco a incidência da luz na imagem. No momento em que se tira a foto, controla-se a entrada de luz, uma vez que isto afeta as cores depois de tirar a foto. Caso você deseje editar este ponto depois de a foto já ter sido tirada, escolha qual dos modelos se adéqua melhor ao seu objetivo.

Removendo olhos vermelhos

Um recurso muito importante deste editor online é o removedor de olhos vermelhos. Muitas vezes, quando digitalizamos fotografias antigas, há o inconveniente dos olhos vermelhos. Com esta ferramenta selecionada, basta clicar nos olhos para remover o vermelho. Este efeito pode ser aplicado em outras imagens que contenham muita incidência de vermelho. Observe o exemplo da guitarra abaixo.

Decorando suas fotos

Outro recurso bastante interessante deste editor de imagens online é a decoração. Para acessar os objetos decorativos do Photoshop Express Beta, clique na aba “Decorate”.  Você também encontra esta opção no menu ao clicar sobre a foto na sua galeria. As opções de decoração de imagem são inúmeras.

É possível inserir texto, balões, papéis de lembrete e muitas outros objetos decorativos. Um dos mais interessantes é o balão de diálogo, típico das histórias em quadrinhos. Para inseri-los, clique em “Bubbles” e clique duas vezes no texto dentro do balão para alterar o texto padrão.


Visitando sua página e fazendo amigos

Quando você visitar a sua página, ou a página de algum amigo, poderá ver o conteúdo dos álbuns em um slideshow muito interativo. As fotos ficam dispostas em forma de círculo e você pode arrastá-las na direção que quiser. Este modo de exibição pode ser alterado quando for necessário, tudo o que precisa ser feito é selecionar o modelo como na imagem acima.

Enquanto assiste ao slideshow de alguma página, o Photoshop Express disponibiliza algumas músicas para deixar a sua apresentação multimídia mais completa. Para acessá-las, vá até o final do menu ao lado direito do slideshow e na última opção “Audio” escolha qual faixa quer ouvir enquanto observa as imagens.

Note também que este serviço também oferece interação com outros usuários. É possível adicionar usuários como amigos e marcar a galeria deles como uma das suas favoritas, basta clicar nos botões “Favorite Gallery” e “Add ‘nome do usuário’ as a friend”. Mas estes serviços são válidos apenas para usuários que já se cadastraram no site e criaram uma página “.photoshop.com”.

Muito bem, agora que você já sabe como criar a sua conta, enviar, editar e decorar fotos, é hora de colocar a mão na massa e descobrir do que este serviço online é capaz. Lembre-se que o Photoshop Express Beta não tem o mesmo objetivo do Photoshop convencional e por isso não é possível criar camadas, recortar imagens com ferramentas de laço ou varinha mágica entre outras funcionalidades do Photoshop que conhecemos. 

Até o próximo Guia de Uso, baixanautas!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.