DNS público da Google 8.8.8.8 faz 8 anos facilitando nossa vida na internet

1 min de leitura
Imagem de: DNS público da Google 8.8.8.8 faz 8 anos facilitando nossa vida na internet

Muita gente deve conhecer o icônico DNS público lançado pela Google em 2009. O serviço famoso pelo endereço 8.8.8.8 completou 8 anos, 8 meses, 8 dias e 8 horas de existência no último 12 de agosto às 0h30 UTC e para comemorar o acontecimento, a Google relembrou a importância de seu DNS público na tarefa de manter a internet mais veloz e possibilitar serviços como streaming de vídeo.

Dentre os grandes usuários do DNS público da Google estão CDNs que dependem da velocidade para transmitir vídeos ou jogos sem delay

Apesar de não ser tão popular quanto outros serviços da Google, o DNS público 8.8.8.8 e 8.8.4.4 é usado por mais de 10% de todos os usuários da internet no mundo todo como DNS primário, realizando mais de um trilhão de consultas todos os dias.

“Desde o início, um dos principais objetivos do DNS público da Google era tornar a internet mais rápida. Quando iniciamos o projeto, em 2007, a Google já havia agilizado a busca na Web, mas ainda demorava um pouco para chegar ao seu destino. Naquela época, a maioria das pesquisas de DNS usava os resolvedores do seu provedor e, com caches pequenos, muitas vezes precisavam fazer várias consultas ao DNS antes de poderem retornar um endereço”, diz o comunicado publicado pela empresa.

a

Soluções na internet

Dentre os grandes usuários do DNS público da Google estão CDNs (Content Delivery Networks, ou Redes de Fornecimento de Conteúdo) que dependem da velocidade para transmitir vídeos ou jogos sem delay e as Google Stations da companhia ferroviária indiana, fornecendo WiFi nas estações de trem. Foi o DNS 8.8.8.8 que ajudou as pessoas a ficarem online quando o governo turco bloqueou o Twitter.

A comemoração, portanto, é muito válida: parabéns ao DNS público da Google pelo aniversário inusitado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.