Além de estar trabalhando em um novo visual para o aplicativo do Gmail, o Google parece interessado em adicionar funções novas ao serviço de email da companhia. A próxima novidade pode ser a opção de agendar as mensagens para que elas sejam enviadas ao destinatário apenas em uma data ou horário específico.

Uma referência à possibilidade de agendar mensagens para mais tarde foi encontrada pelo Android Police no código do aplicativo do Gmail para Android. Segundo a publicação, ela mostra a opção “Schedule send” (Agendar envio) relacionada ao menu disponível quando você está escrevendo um novo email.

Um print.

Embora seja uma ferramenta aparentemente simples de ser implementada, não existe uma forma nativa no Gmail de programar as mensagens para que elas sejam enviadas em outro momento. Essa opção pode ser bem útil caso você queira que a pessoa receba o email apenas na manhã seguinte ou quando ela voltar de férias, por exemplo.

Atualmente, uma das opções mais conhecidas para quem deseja ter essa função é o serviço Boomerang, que tem uma extensão para navegadores e um aplicativo para Android e iOS.