Gigantes da Internet se unem para facilitar a portabilidade de dados online

1 min de leitura
Imagem de: Gigantes da Internet se unem para facilitar a portabilidade de dados online

Algumas das maiores empresas de tecnologia e internet se uniram para facilitar o gerenciamento de seus dados online. Google, MicrosoftTwitterFacebook anunciaram nesta sexta-feira (20) o Data Transfer Project (DTP), que visa criar uma maneira comum para as pessoas transferirem os seus dados entre serviços online, uma espécie de portabilidade digital.

As peculiaridades de cada plataforma, bem como as definições individuais de privacidade de cada serviço, podem funcionar como barreiras a complicar a vida de quem tenta levar seus dados de um lado para outro na web quando vai mudar de serviço, criar uma conta em uma nova plataforma ou mesmo salvar uma cópia de seus dados.

Projeto visa criar uma maneira comum de transferir dados de um serviço a outro de forma direta

A ideia do novo projeto é acabar com esses obstáculo ao permitir que um usuário não apenas baixe um arquivo com todos os seus dados, mas também “a chance de iniciar uma transferência direta de seus dados para qualquer provedor participante”, revela o white paper do DTP.

Apesar de divulgado apenas hoje, o grupo foi formado pelas quatro gigantes ainda em 2017, como indica o seu site oficial. O serviço usará APIs e outros recursos de autorização para conceder acesso ao usuário e, com isso, permitir o trânsito livre de dados entre serviços de todos os adeptos do DTP.

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento e sem data prevista para entrar em vigor, a iniciativa é uma ótima ferramenta para deixar o usuário com mais controle sobre as suas informações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.