No final da última quinta-feira (21), o YouTube aproveitou sua passagem pela VidCon para mostrar alguns números sobre suas comunidades. Para começar, o serviço de streaming deu um relato bem interessante: "todos os meses, 1,9 bilhão de pessoas logadas assistem a pelo menos um vídeo no YouTube". Exatamente o que você leu: 1,9 bilhão de pessoas logadas.

E o YouTube também revelou a chegada de uma nova ferramenta de monetização: os "Channel Memberships". Trata-se de um novo tipo de assinatura mensal, que custará US$ 4,99 por mês para que os usuários possam ter emojis exclusivos, acesso a comunidades fechadas, lives exclusivas e vídeos extras. 

YouTube

Quem poderá usar isso?  De acordo com o próprio YouTube, os canais com mais de 100 mil inscritos vão poder receber a novidade. E há ainda outros itens que vão entrar nessa novidade.

 YouTube Merch

Em parceria com uma empresa chamada Teespring, o YouTube vai permitir que criadores de conteúdo vendam camisetas, cases de celular e mais vários itens (20 no total) para que sejam vendidos diretamente nos canais. Essa novidade será exclusiva dos Estados Unidos, pelo menos por enquanto.

YouTube Premiere

Essa novidade funcionará da seguinte forma: "os criadores podem criar vídeos que entrarão no ar em um momento específico, tendo até mesmo páginas especiais para criar 'hype' sobre o assunto. Os fãs e criadores podem conversar em tempo real para discutir cada momento do novo conteúdo". Em resumo: é praticamente um vídeo assistido por muita gente ao mesmo tempo, como uma premiere de cinema.

Essas novidades vão começar a chegar aos canais ainda hoje, mas é possível que demore algumas semanas até que vejamos uma disponibilidade geral das novas ferramentas. Você acha que isso pode dar certo?