Atualização às 18h: Através de um tweet publicado em seu perfil oficial, a Globo confirmou que não é a responsável pela retirada das imagens. “A Globo não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados. A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a sua programação e trabalha todos os dias para que essa saudável dinâmica conviva com seu compromisso de defesa dos direitos autorais de combate à pirataria”, diz a mensagem da empresa. A conta Reality Social também foi restaurada e a pessoa responsável pelo perfil cobrou um posicionamento do Twitter. Veja abaixo a matéria original.

Desde a noite desta quarta-feira (20), diversas contas brasileiras no Twitter que postam imagens retiradas de programas da Globo divulgaram para seus seguidores que estavam sendo notificadas via e-mail por terem cometido infrações de direitos autorais.

A medida atingiu perfis como o Reality Social, que tem 143 mil seguidores, e levou o dono da conta a criar um perfil secundário. No momento da publicação dessa notícia, a conta principal havia sido suspensa.

Essas notificações informam que as contas teriam violado a propriedade intelectual da emissora ao publicar capturas de tela de jornais ou novelas na rede social. Como resultado disso, várias postagens do perfil que continham essas imagens foram apagadas do Twitter.

A situação foi denunciada pelos usuários, principalmente pelo fato de a empresa nunca ter parecido se importar com os memes criados a partir da programação dela. O caso gerou até respostas da concorrência, com a Record deixando claro que o compartilhamento de imagens dos seus programas está liberado.

Prints da Globo não foram os únicos afetados

Apesar de a atenção da maioria dos usuários estar centrada nos prints de programas da Globo, também há relatos de que imagens retiradas de outras emissoras saíram do ar.

O jornalista Vinícius Sacramento afirma ter recebido a mesma notificação por infração de direitos autorais, mas vindas da Band e da FIFA. Ele diz que os pedidos estavam relacionados a prints do reality show MasterChef e da partida entre Brasil e Suíça pela Copa do Mundo. Outros usuários também disseram que o mesmo aconteceu com programas da RedeTV.

Ainda não está claro se as notificações de retirada do conteúdo são mesmo parte de uma nova política da Globo. O TecMundo entrou em contato com a empresa em busca de esclarecimentos. Esta matéria será atualizada no momento em que houver um posicionamento sobre a situação.