Google soltou uma atualização para a versão web do Google Fotos que permite que o serviço seja instalado como um Progressive Web App (PWA) em computadores e smartphones. Isso pode ser feito através do Chrome, que tem o suporte a esse tipo de aplicativo ativado por padrão em sua versão mais recente.

Com a mudança, é possível utilizar o Google Fotos no celular sem necessidade de baixar o aplicativo. Para fazer isso, basta acessar o endereço photos.google.com e selecionar a opção “Adicionar à tela inicial...” no menu do navegador. Em computadores tradicionais, é preciso escolher a opção “Instalar Google Fotos...” no menu do Chrome.

Esse formato de aplicativos para a web está aos poucos substituindo os antigos programas desenvolvidos especialmente para o Chrome, que foram descontinuados pela Google em dezembro do ano passado. As vantagens em relação ao modelo antigo incluem o fato de os PWA serem universais (funcionando também no Firefox ou no Opera, por exemplo) e se comportarem de forma semelhante aos programas nativo, com acesso a recursos do sistema, como notificações.

Como nota o site Android Police, nem todos os usuários estão tendo acesso a essa função, que está sendo enviada aos poucos. Caso não queira esperar, é possível ir em chrome://flags no navegador e ativar manualmente a opção Desktop PWAs.