Conheça o artigo citado quase 3 milhões de vezes na Wikipédia

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o artigo citado quase 3 milhões de vezes na Wikipédia

O conteúdo encontrado na Wikipédia deve conter citações para garantir informações mais verificáveis aos leitores. Com as referências, existe o acesso às fontes que sustentam os textos, além da oportunidade de ampliação do conhecimento quanto ao assunto tratado. Entre as citações mais populares encontradas na Wikipédia, há um título que se destaca, com um impressionante número de 2,8 milhões de citações.

Até então, seus autores não estavam cientes de sua popularidade. Três pesquisadores australianos são responsáveis pelo artigo chamado “Updated World Map of the Koppen-Geiger Climate Classification” – uma investigação em torno das diferentes zonas climáticas no planeta.

1

Um dos autores explicou ao portal Wired que o artigo (este aqui) não contém novas descobertas em torno do tema: “Simplesmente utilizamos a classificação Koppen sobre o clima, agregamos novos dados em cima e desenhamos um mapa”. Ainda assim, o autor afirma que o mais importante é que o trabalho esteja sendo útil para as pessoas.

Curiosamente, o segundo lugar no ranking de artigos mais citados na enciclopédia livre, que pode ser editada por qualquer pessoa, está bem distante do primeiro lugar. Com apenas 21.350 referências, quem leva a medalha de prata é um artigo sobre substâncias hidrofóbicas.

O Top 10 de fontes foi disponibilizado pela Wikimedia Foundation e, entre elas, há vários livros, além de artigos científicos. Os dados coletados (confira aqui) revelam também as diferenças entre as citações na plataforma em diferentes linguagens, além de permitir uma análise de possíveis lacunas, áreas que estão tendo menos destaque e podem ser mais bem trabalhadas no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.