A Google apresentou hoje (8) uma incrível novidade para quem quer mais agilidade na hora de redigir emails. Já conhecida por sugerir palavras no Android, a companhia agora traz algo semelhante para o Gmail na web, que ganhará um sistema impressionante de texto preditivo. Isso significa que basta o usuário começar a digitar para que o serviço de email sugira não apenas palavras, mas também frases inteiras.

Chamada oficialmente de Smart Compose, a novidade foi anunciada durante a Google I/O 2018 e funciona em segundo plano, ou seja, não há qualquer interferência na sua escrita e é possível redigir mensagens normalmente como sempre foi feito. A diferença, aqui, é a sugestão de continuação de uma palavra ou frase, que pode ser aplicada apenas pressionando a tecla Tab, como fica claro no GIF abaixo:

Smart ComposeSmart Compose

Essa função já existe em outros programas e é um método bastante eficiente para evitar digitação repetitiva de palavras e frases. O sistema fica de olho em tudo o que você escreve e, assim, consegue realizar sugestões mais precisas para ajudar a poupar tempo na hora de escrever uma mensagem.

O Smart Compose estará disponível na nova versão do Gmail ainda neste mês lá nos Estados Unidos, sem data para chegar ao restante do mundo. Para usá-lo, é preciso ir às configurações e, na aba “Geral”, marcar a opção “Ativar acesso experimental”. Depois, basta clicar em “Salvar alterações” para ter o novo recurso disponível em sua conta.