Já aconteceu de você compartilhar conteúdo com alguém via Google Drive e haver certo conflito na hora da liberação do acesso? Pois é, ainda que a Google venha otimizando a verificação, o problema ainda acontece de vez em quando. E uma nova ferramenta deve melhorar ainda mais a varredura, com opções em uma caixa de opções dedicada, chamada de “Access checker”.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira (03) via blog oficial da G Suite e automaticamente analisa as configurações para saber se a pessoa para quem está enviando a mensagem tem as permissões necessárias para isso. Caso contrário, essa funcionalidade pergunta se você quer alterar os status antes de confirmar uma nova distribuição.

Confira abaixo as principais adições:

  • Acesso mais fácil: agora você poderá ver os nomes ou endereços de email dos que não têm acesso ao arquivo
  • Suporte para mais tipos de arquivo: o verificador de acesso aceita arquivos de um Drive de equipe
  • Compartilhe diretamente: a ferramenta pode antecipar quem precisa de acesso a um arquivo e padronizar o compartilhamento para destinatários recorrentes

google drive compartilhamento

Essas três alternativas podem substituir, com apenas um clique, o atual “Receber link compartilhável”.

“Access checker” corporativo

Como tudo que vai para G Suite precisa ter um modelo dedicado para grandes grupos, então a Google aproveita para também já esclarecer como funciona a novidade em ambientes corporativos.

Você poderá medir o nível de compartilhamento em três alternativas, de acordo com a necessidade de privacidade, seja para seus destinatários, apenas para membros da sua comunidade ou distribuição em link para qualquer pessoa.

google drive compartilhamento

O verificador de acesso deve estar disponível em breve para todas as versões do G Suite e a distribuição deve acontecer aos poucos, pois a própria companhia de Mountain View realiza ajustes durante o lançamento, a partir do feedback dos usuários.

Cupons de desconto TecMundo: