Nova extensão da Mozilla isola o Facebook para proteger seus dados

1 min de leitura
Imagem de: Nova extensão da Mozilla isola o Facebook para proteger seus dados
Imagem: Pexels/Kaboompics

Insatisfeito em ver que, a cada dia, o Facebook está coletando mais e mais dados pessoais de quem usa seus serviços? Bem, você certamente não é o único. Como resultado das polêmicas mais recentes da rede social, muitos estão simplesmente abandonando o site (o que levou a um número recorde de saídas).

A Mozilla, no entanto, trouxe uma alternativa bastante interessante: isolar a página dentro do navegador. A novidade veio na forma do Facebook Container, uma extensão para Firefox que basicamente impede o Facebook de ter acesso a informações fora da rede social em si.

Quando usado, o complemento faz com que uma página do serviço seja exibida em um a aba com destaque em azul; esta serve como um “container” para que a empresa não consiga monitorar outros sites acessados por você. Isso quer dizer, por sua vez, menos propagandas constantes sobre aquele item que você estava pensando em comprar.

Facebook Container

Com isso, ao clicar em um link dentro do Facebook ou abrir uma URL que não pertence ao serviço, essas páginas são abertas em abas fora do container – ou seja, fora da “vista” da rede social. Da mesma forma, como você não está mais logado normalmente em seu perfil dentro do Firefox, botões de comentar ou de Like fora do site da empresa vão deixar de funcionar.

Até mesmo clicar em botões de compartilhamento em outros navegadores carregam as páginas dentro do Facebook Container. Nesse caso, porém, a companhia vai ter acesso aos dados das páginas que você compartilhou. Outro ponto a ser notado é que sites que usam seu Facebook como login não vão funcionar corretamente.

É importante notar, por fim, que essa não é uma solução absoluta contra os monitoramentos da empresa – afinal, não há como impedir que a empresa saiba o que você navegou dentro da própria rede social, nem como impedir o Facebook de usar os dados que ele já coletou da sua conta. Mesmo assim, é uma opção um pouco melhor para quem quer ter menos problemas de privacidade sem ter que dar fim à sua conta no serviço.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.