Claro teve a melhor internet móvel do Brasil em 2017 segundo nPerf

2 min de leitura
Imagem de: Claro teve a melhor internet móvel do Brasil em 2017 segundo nPerf
Imagem: youtube

De acordo com um relatório sobre a qualidade da internet móvel brasileira publicado pela nPerf, a Claro foi a operadora que ofereceu o melhor serviço durante o ano de 2017. A empresa liderou boa parte dos indicadores avaliados pela nPerf e, sua pontuação final foi 12% superior à da Vivo, a segunda colocada.

Essa avalição de qualidade foi realizada a partir de mais de 168 mil testes de velocidade feitos por usuários comuns durante 2017 em todo o brasil com o aplicativo da nPerf para Android, iOS e Windows Phone. Essa ferramenta avalia uma série características de uma conexão móvel, incluindo velocidade de navegação (upload e download), latência e desempenho para streaming de vídeo.

Vale destacar também que só entraram na conta desse relatório os testes realizados por smartphones e tablets capazes de se conectar a redes móveis 4G. Ainda assim, a empresa não eliminou os resultados desses terminais 4G quando eles estavam conectados ao 3G ou 2G.

No quesito velocidade média de download, a Claro ficou na primeira colocação, com 16,01 Mbps de média. A segunda colocada foi a Vivo com 12,29 Mbps.

nperf

Em velocidade média de upload, a Claro novamente liderou, dessa vez com 5,08 Mbps. A Vivo novamente ficou em segundo lugar, com 4,26 Mbps.

nperf

No que tange à latência — essencialmente o tempo em que a rede demora para responder —, a vencedora foi a Nextel com apenas 81,93 milissegundos. A segunda melhor latência foi a da TIM, com 102,64 ms.

nperf

No teste de navegação por sites comuns, se excluindo os de streaming, a Claro liderou mais uma vez, com uma taxa de 35,4% sucesso no teste. A Nextel ficou na segunda colocação, com 35%.

nperf

Quanto à qualidade da conexão para fins de streaming de vídeo, a Claro obteve o melhor resultado, ficando com uma taxa de 74,2% de sucesso no teste. A TIM ficou em segundo, com 72,42%, segunda de perto pela Vivo com 72,37%.

nperf

Por fim, no último tópico, a nPerf avaliou a quantidade de testes que foram realizados em redes 4G, refletindo, portanto, quanto de tempo que os usuários passam conectados à rede mais moderna e rápida das operadoras. Nesse ponto, a vencedora foi a TIM, oferecendo 69,16% de tempo de conexão em redes 4G. A Claro ficou em segundo lugar, mas teve resultados bem próximos da Vivo e da Oi, terceira e quarta colocadas respectivamente.

nperf

Avaliando todos os tópicos, a nPerf atribuiu uma pontuação final para cada operadora. 60% da nota foi aferida a partir da velocidade das conexões (download 80% e upload 20%). Os demais 40% da nota foram medidos a partir da pontuação de navegação e streaming, sem diferença de peso entre esses dois tópicos. Confira o gráfico dos resultados.

nperf

A nota da Claro foi 12% superior à da Vivo (2ª) e 18% superior à da TIM (3ª). A líder ainda teve 26% mais pontos que a Nextel (4ª) e 27% mais que a Oi (5ª).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.