Como trocar o cartão de memória do celular sem perder os dados

2 min de leitura
Imagem de: Como trocar o cartão de memória do celular sem perder os dados

A capacidade de memória dos aparelhos celulares está cada vez maior. Ainda assim, há sempre a necessidade do uso de cartão de memória, seja para expandir a capacidade em si ou para tornar mais prático o transporte de dados entre aparelhos diversos.

O uso de cartão de memória funciona também como ampliação de capacidade em aparelhos que possuem memória interna insatisfatória para os usuários. Pelo menos, essa é uma das vantagens de quem possui aparelhos Android e Windows, visto que o iPhone não permite suporte para cartões de memória. Ainda assim, todo cuidado é pouco, é preciso ficar atento pois há um limite de extensão que cada modelo aceita; na hora de adquirir um cartão SD é preciso se certificar quanto a essa compatibilidade do aparelho. Na tabela de especificações técnicas é possível conferir isso. 

Como o uso do cartão de memória otimiza o transporte de dados de um aparelho para outro, é preciso se atentar a alguns cuidados básicos na hora do manuseio para que os dados não se percam.

Trocando o cartão de memória

O primeiro passo é fazer o backup do cartão de memória antigo. Para isso, é necessário conectar o telefone via cabo USB ao computador. Uma alternativa, na impossibilidade de usar o celular, é remover apenas o cartão SD e conectá-lo ao computador utilizando adaptador.

Alguns aparelhos precisam de confirmação para liberar o acesso às pastas. No campo de dispositivos móveis e unidades, estarão constando duas pastas, uma relativa à memória interna do aparelho e outra com todos os dados salvos no cartão, este último é o que será utilizado.

Copie todos os arquivos contidos nessa unidade e transfira-os para uma pasta no computador. É importante que esta pasta esteja em um local de fácil acesso na máquina para que você consiga acessá-la facilmente depois, quando quiser recuperar algum arquivo que estava no cartão de memória SD.

Tendo feito o backup, é possível remover o cartão de memória. Clique sobre o ícone do cartão com o botão direito e selecione "Ejetar". Esta é a forma recomendada de remover quaisquer dispositivos móveis que estejam conectados a um computador como pen drive, celular, cartão de memória, etc.

Salvando os arquivos antigos no cartão SD novo

Finalizado o backup do cartão antigo, agora já é possível inserir o cartão SD novo no celular. É comum que os sistemas de alguns modelos realizem uma formatação no cartão de memória antes de disponibilizá-lo para uso, com isso instala-se nele alguns arquivos essenciais para a operação do celular.

Com o novo cartão inserido, conecte o celular no computador novamente e transfira os arquivos do cartão SD antigo no novo. Para isso, será necessário abrir a pasta na qual o back up foi realizado.

Pronto. Agora todos os arquivos que constavam no cartão anterior já estão disponíveis no novo cartão.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.