Firefox é criticado por instalar extensão de série sobre hackers sem avisar

2 min de leitura
Imagem de: Firefox é criticado por instalar extensão de série sobre hackers sem avisar
Imagem: USA Network

A série "Mr Robot" é conhecida por críticar grandes corporações de tecnologia e abordar temas como violação de privacidade e segurança digital. Mas o que acontece quando uma ação do próprio programa de TV se enquadra nisso?

Tudo começou quando alguns usuários do navegador Mozilla Firefox perceberam a adição sem qualquer tipo de aviso ou autorização de uma extensão chamada "Looking Glass" (um sinônimo para "espelho"). Ela não parecia fazer nada de especial e, como descrição, exibia apenas a mensagem "MY REALITY IS JUST DIFFERENT FROM YOURS" ("A minha realidade é simplesmente diferente da sua", em tradução livre).

É algum vírus? Foi hacker? Só alguns usuários mais ligados no seriado ou que foram atrás descobriram que ela era nada menos que uma peça promocional de "Mr. Robot". Mais especificamente, trata-se de um jogo em forma de campanha que mistura ficção com realidade e serve como experiência adicional da terceira temporada, que acabou de passar lá fora. Se você não estivesse participando, o add-on simplesmente não faria nada no seu computador.

Uma captura de tela.Vai dizer que não parece um malware?

Aparentemente, apenas usuários dos Estados Unidos receberam a extensão, que viria diretamente do Mozilla Shield, uma plataforma que testa novas funções no navegador.

A resposta da Mozilla

É claro que a Mozilla não passaria dessa  sem receber duras críticas. Afinal, um dos princípios da própria marca é se posicionar como ciente da privacidade dos usuários — e ser transparente quanto a instalação de qualquer coisa dentro do Firefox.

Em um comunicado enviado ao site Techcrunch, a empresa diz que a extensão não viola as políticas do Firefox por não coletar ou compartilhar dados. Já em um post oficial, ela pede desculpas à comunidade porque a campanha causou "confusão" e não se adequa aos padrões da Mozilla. Aparentemente, ela anexou o add-on dentro de uma instalação do navegador, em vez de fazer o pedido em separado.

Só depois das críticas a empresa colocou a extensão na loja de add-ons. A partir da versão 1.04, ela também passou a explicar exatamente na descrição que se trata de uma parceria com a série. 

"Nosso objetivo com a experiência personalizada que criamos com 'Mr. Robot era engajar os usuários de uma forma única e divertida. Engajamento real também significa escutar críticas", diz o comunicado.

A empresa também explica que só quem esteve envolvido com o jogo e deu autorização recebeu a extensão automaticamente — embora os relatos sejam controversos nessa parte. Textos de vários usuários afirmam que não clicaram em nada para autorizar nem sequer sabiam que estava nesse programa de testes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.