Microsoft usa IA para aprimorar o Bing

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft usa IA para aprimorar o Bing

A Microsoft aposta no Bing como uma alternativa ao Google e, obviamente, trata de equipar o seu buscador com ferramentas avançadas. Algumas dessas novidades foram anunciadas ontem (13), durante evento realizado na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, e tratam do uso de recursos de inteligência artificialmente na plataforma.

O motor de busca da Microsoft passa a usar de forma aprimorada reconhecimento de objetos e leitura de máquina, tudo para oferecer resultados mais diversificados e ao mesmo tempo precisos para quem realiza uma busca. Com isso, o buscador mostra diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema, sempre a partir de fontes de notícias pré-selecionadas.

A ideia é servir como um veículo por meio do qual os usuários terão contato com diferentes perspectivas sobre temas variados, de política a saúde, garantindo assim uma maior capacidade de construir uma opinião baseada em prós e contras — e sem fake news, aparentemente. Vale lembrar que, o Bing ganhou um sistema de verificação de fatos em setembro deste ano.

BingBing vai fazer um prós e contras dos temas pesquisados.

As novidades anunciadas nesta quarta-feira pela Microsoft incluem também refinamento nas sugestões de busca e uma parceria com o Reddit por meio da qual postagens e discussões realizadas na rede social aparecerão entre os resultados das buscas. Todos esses esforços são possíveis graças ao Project Brainwave, anunciado em agosto deste ano pela Microsoft e desenvolvido em parceria com a Intel justamente para tentar fazer frente à inteligência artificial da Google.

Office e Cortana

E não foi só o Bing recebeu um reforço da inteligência artificial. A Microsoft anunciou ontem que o Office 365 e a Cortana também estarão mais inteligentes em breve, com a suíte de aplicativos trabalhando melhor com a sugestão de conteúdo conforme você edita uma planilha ou cria um texto.

Para 2018, o Word Online ganhará funções aprimoradas para encontrar outros conteúdos em sua conta sem precisar deixar a tela de edição — esta é a função Tap. Além disso, a Microsoft dotará o seu editor virtual com a ferramenta Acronyms, que buscará a definição de siglas específicas, prometendo agilizar a produção de texto.

A assistente pessoal Cortana ganhou uma função especial para fazer apontamentos em sua agenda. Graças ao chamado “skills chaining”, a ferramenta é capaz de reservar passagens ou comprar ingressos e adicionar a viagem ou o show como um evento em sua agenda, inclusive o Google Agenda.

A Cortana ainda ficará mais inteligente graças à sua nova capacidade de organizar emails e informar o usuário com resumos sobre as mensagens que chegam à sua caixa de entrada. Essa novidade funciona não somente com o Outlook, mas também com o Gmail e com outros serviços de correio eletrônico famosos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.