Google e Facebook unem forças em projeto de combate às fake news

1 min de leitura
Imagem de: Google e Facebook unem forças em projeto de combate às fake news
Fonte: Pixabay
Avatar do autor

Ao longo dos últimos anos as fake news se tornaram um problema tão grande que até mesmo vêm até sendo utilizada como arma na ciberguerra entre russos e norte-americanos. Além de serem facilmente encontradas nas ferramentas de busca, a disseminação viral é muito rápida nas redes sociais. Por isso, tanto a Google quanto o Facebook vêm realizando ações para combater essas “notícias” falsas e agora dão um passo adiante juntos, no The Trust Project.

A iniciativa foi criada pelo Centro de Ética da Universidade de Santa Clara, nos Estados Unidos, e conta com mais de 75 organizações do setor de mídia e outras da tecnologia, a exemplo do Bing e do Twitter. A ideia é criar padrões de consistência e confiança antes do material chegar aos mecanismos de procura ou nas plataformas sociais.

O público não quer apenas descartar os impostores como também deseja saber mais quem escreveu a matéria. Transparência conta

O projeto conta com quatro missões: verificar a veracidade das informações e seu contexto, para avaliar sua relevância; divulgar histórias, informações e ideias capazes de refletir diversos tipos de comunidades e seus interesses e visões; criar fóruns para troca civil de grande compressão e múltiplos pontos de vista, sempre com uma mentalidade justa; e levar sempre em consideração o que o público deseja, iluminando caminhos inesperados.

“Nos últimos dois anos, os pesquisadores entrevistaram pessoas nos Estados Unidos e na Europa para saber o que é mais importante para elas quando se tratam de notícias. Acontece que eles não querem apenas descartar os impostores como também querem saber quem escreveu ou produziu a matéria, quais são suas especialidades e quais os interesses da publicação. Transparência conta”, destaca o site.

Fake new facebook google

O Google e o Facebook vão usar vários indicadores para treinar os algoritmos de busca e o Feed de Notícias com o objetivo de ignorar o material considerado inadequado. Quem financia a página, os métodos de trabalho, o tipo de conteúdo e o perfil dos autores, entre outras medidas, vão influenciar diretamente na liberação do selo Trust Indicator.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Google e Facebook unem forças em projeto de combate às fake news