Fotografia: como criar ilusões com perspectiva

4 min de leitura
Imagem de: Fotografia: como criar ilusões com perspectiva

Você sabe como essa imagem foi criada? (Fonte da imagem: Ashley Adkins)

Que tal usar os seus conhecimentos fotográficos para se divertir com os seus amigos? Você sabe como a fotografia acima foi batida para que parecesse que os rapazes estão presos dentro de um tênis gigante no meio do deserto de sal boliviano? A resposta é mais simples do que você pode estar pensando.

Nada de montagens complicadas no Photoshop e nem de construções gigantes no meio do deserto, o segredo dessas imagens é muito mais simples e se chama perspectiva forçada, uma técnica que usa a distância relativa dos objetos para criar efeitos incríveis.

Você pode fazer uma fotografia com perspectiva forçada de basicamente qualquer objeto, mas isso fica muito mais divertido quando você está com os seus amigos. Existem vários tipos de ilusão de ótica que podem ser feitos com essa técnica, veja como capturar imagens assim em casa!

Use a perspectiva forçada para criar imagens inusitadas sem utilizar o Photoshop (Fonte da imagem: Ana Nemes)

Gigantes e anões

Esse é o mais comum dos tipos, no qual alguém parece ser gigante e o outro cabe na sua mão ou sussurra algo no seu ouvido. Para fazer uma imagem assim você precisa de no mínimo duas pessoas e um local aberto relativamente grande. A pessoa que for se tornar um gigante deve ficar mais próxima da câmera e a outra pessoa deve se afastar bastante.

Isso pode ser feito de várias formas, mas o mais recomendado é fazer em uma subida, para que seja possível fazer um efeito de que alguém está sendo pendurado no ar ou de que a pessoa gigante está segurando a menor nas mãos.

Crie efeitos brincando com o tamanho das pessoas (Fonte da imagem: Kate Gray)

Use a criatividade e forme as imagens mais inusitadas e divertidas com os seus amigos! Você pode usar mais do que duas pessoas, fazendo uma composição com pessoas de tamanhos variados ou uma cena com um gigante e um grupo de minipessoas.

Objetos desproporcionais

Outra maneira bastante comum de se fotografar ilusões de perspectiva é deixar os objetos muito maiores, ou menores, do que eles realmente são. Isso é feito exatamente da mesma maneira que com pessoas.

Brinque com o tamanho aparente dos objetos e das pessoas (Fonte da imagem: Flickr/Sagsag)

Se o objeto precisa ficar gigante, ele deve estar mais à frente e se ele precisa ficar menor (caso de prédios e elementos arquitetônicos, por exemplo), quem deve estar para frente é a pessoa que está interagindo com ele. Cabe ao fotógrafo enquadrar a cena e instruir a pessoa fotografada sobre como ela deve se posicionar para encaixar a sua pose com o monumento.

Uma ótima ideia é brincar com capas de discos e livros, fotografias, ilustrações, revistas e pinturas, conforme você vê na imagem abaixo. Use a sua criatividade para dar mais vida a esses objetos de uma forma divertida. Peça ajuda dos seus amigos e transforme-se no seu cantor ou compositor preferido!

Transforme-se em seu artista preferido com um pouco de criatividade (Fonte da imagem: Marta Motagirl)

Comande as forças naturais

Esse tipo de ilusão usando a perspectiva forçada pode transformar você em alguém com superpoderes, ou pelo menos render fotos divertidíssimas! Você pode abraçar o sol, arranhar o céu, brincar com montanhas... Imagine e coloque em prática o seu pensamento!

O princípio aqui é o mesmo, porém você depende um pouco mais das condições do céu, no caso de fotos usando esse cenário. Para fotografar utilizando o sol, por exemplo, prefira horários nos quais ele não está tão alto, como o nascente e o poente.

Interaja com os elementos naturais (Fonte da imagem: Flickr/needlemice)

Você pode brincar bastante, também, com as nuvens. Elas podem se transformar em vapor, fumaça, algodão doce, travesseiro e o que mais a sua imaginação conseguir criar! O fotógrafo nesses casos precisa ser rápido, já que as nuvens estão sempre se movendo, não ficando muito tempo em um só local.

Aproveite o desenho das nuvens de maneira criativa (Fonte da imagem: Kate H. Photography)

Confusão mental

Um pouco diferente desses tipos de perspectiva forçada é a ilusão que causa estranheza nas pessoas que forem ver a fotografia. Ângulos distorcidos, imagem rotacionada, qualquer situação que, ao olhar para a imagem, você não consiga dizer exatamente como ela foi capturada.

Fazer esse tipo de foto pode parecer difícil, porém não é necessariamente. Você precisa apenas começar a exercitar a sua visão para que seja mais fácil perceber uma boa oportunidade de imagem. Locais com muitos ângulos, linhas retas e curvas misturas tiram a direção de olhar de quem ver a fotografia e são ótimos para esse tipo de ilusão.

Você pode aplicar esses conceitos de perspectiva para melhorar as suas fotografias também, não apenas para brincar com elas. Pense sempre em enquadramentos que apresentem um ponto de referência que desafie o olhar, que faça a pessoa pensar. Isso enriquece a fotografia e é um diferencial de peso para que a sua imagem seja mais chamativa.

Escolha o melhor ângulo e desafie o olhar (Fonte da imagem: Rebecca Vanthul)

O importante para fazer fotografias com a perspectiva forçada é ter bastante criatividade para pensar no que pode ser feito, além de ter um grupo de amigos para ajudar. Não tenha medo de tentar, mesmo que no começo pareça que é algo muito difícil.

Lembre-se sempre da distância aparente entre os objetos e pessoas e trabalhe em conjunto com aquelas que você estiver fotografando, pedindo ajuda para que elas se movam e se ajustem na melhor pose possível. Deixe a sua imaginação solta e divirta-se! Para ver mais imagens, visite a galeria abaixo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.