menu
Logo TecMundo
Internet

Cautela pressiona mercado de celulares em 2011, diz Gartner

O Gartner prevê que as vendas de dispositivos móveis cresçam em torno de 12 por cento neste ano, após alta de 31 por cento em 2010.

schedule11/08/2011, às 14:36

Reuters - Incertezas geradas pela volatilidade dos mercados financeiros globais devem afetar o mercado de celulares e outros dispositivos móveis na segunda metade do ano, à medida que o crescimento das economias da Europa Ocidental perde força, disse a empresa de pesquisas Gartner.

"O mercado na Europa está desacelerando não somente porque algumas importantes empresas europeias, como a Nokia e a Ericsson, estavam mais fortes há um ano, mas também porque as vendas de substituição (de aparelhos) não estão avançando como esperávamos", disse Roberta Cozza, analista senior de pesquisa da Gartner.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

"Vamos revisar um pouco para baixo (vendas) na Europa Ocidental, mas vemos compensação vindo dos mercados emergentes", disse Cozza nesta quinta-feira.

O Gartner prevê que as vendas de dispositivos móveis cresçam em torno de 12 por cento neste ano, após alta de 31 por cento em 2010.

"Esperamos que os fabricantes e distribuidores permaneçam cautelosos em aumentar seus níveis de estoques na segunda metade de 2011, após as recentes incertezas dos mercados financeiros mundiais", disse a analista Annette Zimmermann, também da Gartner.

A demanda por smartphones --especialmente o iPhone, da Apple, e aparelhos com o sistema operacional Android, do Google-- permanece forte, e o Gartner espera um crescimento de 50 por cento neste mercado para o ano, comparado com 71 por cento em 2010.