Google está lançando uma nova ferramenta para o Chrome, mas, dessa vez, a parte mais beneficiada será a dos desenvolvedores. O software está recolhendo dados referentes à experiência dos usuários na internet e entregando informações processadas que podem ajudar os desenvolvedores de sites a tomarem decisões mais embasadas na hora de escolher criar algum novo elemento em suas páginas na web.

Por enquanto, o relatório traz dados de 10 mil “origens diferentes” e organiza os resultados em oito métricas. Com isso, os desenvolvedores podem comparar seus próprios resultados e descobrir se estão fazendo algo melhor ou pior que a média dos sites na internet visitados pelos usuários do Chrome.

A expectativa da Google com o recurso é ajudar desenvolvedores da web a encontrarem problemas para resolver, bem como identificar tendências

Os desenvolvedores só têm acesso a estatísticas anonimizadas, o que protege a privacidade dos usuários. Somente as pessoas que autorizaram enviar estatísticas de uso e relatórios de falhas nas opções do Chrome é que participam do relatório. Para isso, entretanto, esses usuários precisam estar com a sincronização do navegador ativada entre dispositivos sem que ela esteja configurada com uma palavra-passe.

A expectativa da Google com o recurso é ajudar desenvolvedores da web a encontrarem problemas para resolver, bem como identificar tendências para surfar junto nas últimas novidades do segmento. A empresa explicou ainda que, em versões futuras desse relatório, os resultados devem ser mais amplos para, no fim das contas, beneficiar a experiência do usuário final.

Caso você seja um desenvolvedor da web, aproveite para conferir os dados do Chrome User Experience Report.

Cupons de desconto TecMundo: