SATA-IO anuncia lançamento de dois novos padrões

1 min de leitura
Imagem de: SATA-IO anuncia lançamento de dois novos padrões

A Serial ATA International Organization (SATA-IO) anunciou nesta quarta-feira (10 de agosto) o lançamento de dois novos padrões para conexões SATA. Batizados como SATA Express e SATA µSSD, as novas tecnologias prometem aumentar ainda mais a velocidade de transferência de dados de uma grande variedade de dispositivos.

O SATA Express utiliza a interface PCIe, obtendo velocidades de transferência de dados que variam entre 8 Gb/s e 16 Gb/s. Segundo a organização, a nova tecnologia é retrocompatível com dispositivos SATA atuais, garantindo uma maior versatilidade aos consumidores. A especificação, que deve estar completa até o fim de 2011, servirá como base para a produção de novos conectores de placa-mães.

Já o padrão µSSD já está disponível nos drives iSSD embutidos da SanDisk. A especificação elimina o conector modular das interfaces SATA tradicionais, permitindo a produção de chips integrados diretamente à placa-mãe, com foco especial no mercado de tablets. A novidade permite a fabricação de chips com dimensões milimétricas com capacidades que variam entre 32 a 128 GB, com velocidades de transferência de dados na casa dos 6 Gb/s.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.