Como a Scalado quer aperfeiçoar as câmeras de celulares

2 min de leitura
Imagem de: Como a Scalado quer aperfeiçoar as câmeras de celulares

Você pode nunca ter ouvido falar dessa tecnologia, mas é bem possível que você já tenha sido beneficiado por ela. A companhia Scalado é uma peça importante, e silenciosa, na evolução da maneira como tiramos fotos com a câmera do celular. Os seus softwares e melhorias estão presentes em quase 1 bilhão de aparelhos ao redor do mundo, mesmo que pouca gente saiba disso.

A tecnologia dessa empresa consiste em melhorias antes e depois da fotografia ser batida, gerando um aumento da qualidade da imagem, mais facilidade na hora de bater a foto e melhor desempenho do aparelho para visualizar e processar tudo isso. Mas o que exatamente a Scalado faz no seu celular?

Captura

Um dos principais problemas das câmeras de celulares ainda é o Shutter Lag, aquele atraso que ocorre entre o botão de disparo ser pressionado e a fotografia efetivamente ser batida. Apesar de ele ainda existir, em muitos celulares, esse efeito indesejado está bem menor atualmente graças à tecnologia SpeedTags da Scalado, que está embutida na câmera de muitos celulares.

Além disso, as melhorias incluem possibilidades como zoom e filtros em tempo real, para que você edite a sua fotografia na hora, na própria câmera. A Scalado também possui algumas novas tecnologias de captura bastante futuristas, que poderão ser lançadas no futuro, como a possibilidade de avançar e voltar no tempo da imagem. Veja o vídeo para entender melhor:

Visualização

Após capturar a imagem, você espera que a visualização seja rápida e leve, certo? Provavelmente, isso é possível no seu celular graças à tecnologia SpeedView da Scalado. As telas dos celulares são pequenas e as imagens, cada vez maiores. Para que você consiga ver a fotografia, é preciso que aconteça um processo de diminuição da mesma para se encaixar à sua tela.

A Scalado desenvolveu um código capaz de aprimorar a visualização e a organização das fotografias em álbuns no celular. Aparelhos que utilizam essa tecnologia apresentam um fluxo mais fluido na visualização das imagens armazenadas no dispositivo. Você pode estar aproveitando essas melhorias sem nem se dar conta disso!

Futuro

No site da empresa é possível ver que eles estão pensando bastante no futuro. Capturas inteligentes de imagens que podem mudar de ângulo, tecnologia que permite retirar e adicionar pessoas e objetos à foto em instantes, fotografias que podem ser navegadas como uma página da internet, com informações sobre locais e pessoas etc...

Se algum desses projetos chegará ao consumidor final, não é possível saber, porém, é certo que a Scalado está agindo silenciosamente na melhoria do uso das câmeras compactas e de celular. Hoje em dia, aproximadamente 900 milhões de aparelhos já se beneficiam de alguma forma de uma das suas tecnologias, e os planos da empresa são de mais crescimento ainda.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.