Links externos nos cards do YouTube agora são exclusividade de parceiros

1 min de leitura
Imagem de: Links externos nos cards do YouTube agora são exclusividade de parceiros
Imagem: Flickr/Rego Korosi

Vários criadores de conteúdo do YouTube estão relatando algo nada animador para quem não faz parte do Programa de Parceiros da plataforma. Ao que tudo indica, a empresa agora não permite mais que esses canais coloquem links para sites externos – o que trouxe problemas para pessoas que trabalham apenas com monetização via crowdfunding e outros sites do gênero, por exemplo.

Como é possível conferir pelo tweet abaixo, tentar adicionar um link externo simplesmente é marcado como “Não habilitado” dentro das opções do site. Para mudar isso, a única opção é tornar seu canal disponível para monetização (embora isso não queira dizer que você deve monetizar todos os vídeos de seu canal individualmente).

Em resposta a todo o caso, o YouTube explicou que isso veio como uma forma de avaliar o canal para descobrir se ele está seguindo as devidas políticas da plataforma, evitando assim possíveis abusos por parte desses canais. Confira a declaração da empresa na íntegra, enviada ao The Next Web:

“Para poder usar cartões de fim com links externos em vídeos, estamos pedindo aos criadores que se juntem ao programa Parceiro YouTube, para que nós possamos avaliar a validade do canal, bem como para determinar se o canal está seguindo nossas regras da comunidade e políticas de propaganda. Esta atualização tem como objetivo reduzir abusos e não afeta os atuais parceiros do YouTube ou cartões de fim existentes. Adicionalmente canais não têm realmente que monetizar quaisquer vídeos como parte desses requisitos.”

Apesar de a empresa ter um ponto bastante válido, isso infelizmente é uma péssima notícia para canais pequenos ou que dependem de serviços como o Patreon para existir, já que elas podem não conseguir trazer links para que o público as acesse. A boa notícia é que ao menos as mudanças não afetam as descrições dos vídeos, mas isso não deve ser de grande ajuda, visto que isso poucos costumam visualizar essa área.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.