Pagando para quê? Assinantes do YouTube Red flagram anúncios na plataforma

1 min de leitura
Imagem de: Pagando para quê? Assinantes do YouTube Red flagram anúncios na plataforma
Imagem: youtube

Assinantes do YouTube Red — serviço que permite assistir ao YouTube sem anúncios de qualquer natureza — estão relatando no Reddit que algumas propagandas estão aparecendo durante suas experiências com o YouTube, tanto em plataformas mobile quanto no site desktop do serviço de vídeo. Alguns inclusive compartilharam capturas de tela desses anúncios, comprovando que a exibição de propaganda realmente acontece para os assinantes.

Nas imagens, temos apenas uma seção de recomendações de filmes e um anúncio mobile abaixo do quadro de vídeo. Uma das pessoas que perceberam a presença de anúncios chegou a questionar a Google sobre o assunto, uma vez que paga o Red justamente para não ver anúncios na plataforma.

Confira a resposta recebida por esse indivíduo:

“Obrigado por contatar o YouTube. Eu consigo entender a sua preocupação, uma vez que a assinatura do YouTube Red promete uma experiência sem anúncios no YouTube. Eu vou esclarecer isso para você:

Pela captura de tela, parece que o formato do anúncio (print ad) não é suportado pelo YouTube Red

Com o YouTube Red, você não verá anúncios do tipo iBanner, imagem e pre-roll, aquele que aparece antes do vídeo começar (normalmente com 30 segundos passível de ser pulado depois de 5 segundos). Isso inclui anúncios antes e durante os vídeos, bem como via banners, resultados de buscas e overlays de vídeo. Contudo, você poderá continuar vendo promoções ou branding embutidos diretamente no conteúdo dos youtubers, o que não é controlado pelo YouTube. Vídeos sem anúncios são suportados em todos os dispositivos e plataformas nas quais é possível fazer login no YouTube — incluindo TVs e consoles compatíveis, assim como apps mobile do YouTube, YouTube Music, YouTube Gaming e YouTube Kids, quando disponíveis na sua localização.

Pela captura de tela, parece que o formato do anúncio (print ad) não é suportado pelo YouTube Red”.

Em outras palavras, o assinante continuaria vendo anúncios desse formato específico porque a “experiência livre de anúncios” do YouTube Red ainda deixa alguns deles passarem para seus assinantes.

Curiosamente, entretanto, a página do YouTube que detalha quais tipos de anúncios serão bloqueados para um usuário Red não menciona em momento algum que esse tipo de propaganda específico pode ser exibido. Pelo contrário, dá a entender que o usuário terá uma experiência completamente livre de anúncios, com a única exceção sendo conteúdos patrocinados e links compartilhados pelos próprios youtubers.

A Google não respondeu ao TNW quando questionada sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.