Ranking da Netflix: velocidade das operadoras brasileiras continua caindo

1 min de leitura
Imagem de: Ranking da Netflix: velocidade das operadoras brasileiras continua caindo
Imagem: quirkybyte

O novo gráfico que mostra a velocidade média da rede das operadoras de internet brasileiras no horário nobre para a Netflix mostra um resultado decepcionante. As três empresas que se saíram melhor no ranking de setembro (Live TIM, Net Virtua e Vivo Fibra) vêm apresentando resultados decrescentes desde maio deste ano.

Por outro lado, as três piores (Algar, Oi e Vivo Internet) incrementaram suas médias. De agosto para este mês, elas tiveram pequenas melhorias na velocidade, mas, no geral, ainda contam com um resultado bem ruim.

gráfico da netflix

Ao comparar o gráfico histórico da Netflix, é possível perceber que a tendência de queda na qualidade das redes já vem de muito antes.  Dezembro de 2015 foi o mês que trouxe as melhores médias para as principais operadoras e, desde então, elas nunca mais conseguiram ultrapassar a marca dos 3,3 Mbps simultaneamente.

É curioso notar ainda que a Vivo Fibra de hoje era identificada pela Netflix há algum tempo como “GVT”, e a Vivo Internet como “Telefónica”. As demais classificadas não sofreram nenhuma mudança do tipo recentemente.

gráfico da netflix

Temos que ressaltar também que essas medições não refletem o desempenho total das redes dessas operadoras, mas sim como elas entregam conexão para seus clientes via Netflix no horário nobre, aquele que vai do início da noite até as 22h. Isso porque o tráfego nesse período é maior, uma vez que grande parte dos brasileiros chega do trabalho e começa a assistir TV.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.