Aprenda a alterar o servidor DNS em seu PC para melhorar a conexão

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a alterar o servidor DNS em seu PC para melhorar a conexão

Imagine que você está navegando pela internet e realizando suas tarefas como de costume, mas percebeu que a conexão está mais lenta do que o normal: os sites estão demorando para carregar, as imagens não aparecem como deveriam, suas músicas nos sites de streaming estão travando constantemente, entre outros problemas.

Uma explicação para o problema de lentidão está na própria configuração do servidor. Quando você contrata um serviço de internet, seu computador é configurado automaticamente para utilizar o endereço de DNS da empresa escolhida.

Por um lado, podemos concordar que é algo mais prático para o usuário, já que não é preciso mudar configuração nenhuma. Por outro, a conexão pode ficar mais lenta justamente por haver várias pessoas usando o mesmo servidor, e é aí que surgem problemas na performance.

Nessas situações, um procedimento simples de ser realizado e que pode resolver a questão é a troca de servidor DNS. Com isso, você ganha benefícios na velocidade da conexão, mais segurança e até mesmo aumento de privacidade ao navegar.

Mas o que é um servidor DNS?

Já parou para pensar no porquê de simplesmente digitarmos palavras para acessar sites? Ou no motivo de o seu computador ter um endereço IP? O DNS está envolvido em todos esses processos.

Para começar, DNS é a abreviação de “Domain Name System”, ou seja, sistema de nomes de domínio. Os servidores DNS traduzem o endereço dos websites em uma sequência numérica, o IP, junto do IP da máquina onde o site está hospedado, de modo que não é preciso digitar número algum para acessar os sites.

Parece complicado, mas podemos resumir o processo dizendo que o servidor simplesmente traduz nomes para IPs e vice-versa, facilitando bastante a vida do usuário — afinal, sejamos sinceros: é bem mais fácil lembrar de “Google” em vez da sequência 64.233.169.105, não é?

Como alterar o servidor?

Certo, sua conexão está lenta e você decidiu alterar o servidor DNS. Veja como fazer isso seguindo nosso tutorial:

  1. Abra o menu Iniciar.

  2. Em seguida, vá para as Configurações e abra a opção "Rede e Internet".

  1. Agora, role a tela até o final para encontrar a opção "Central e Rede de Compartilhamento" e clique nela.

  1. O próximo passo é clicar na opção "Alterar opções de adaptador", no menu à esquerda.

  1. Você verá as redes do computador listadas. Se estiver utilizando uma conexão WiFi, basta procurá-la. Caso você esteja em uma conexão por cabos, é interessante clicar na opção "Ethernet 1".

  2. Clique na conexão desejada e vá em "Propriedades".

  3. Uma janela será aberta com várias opções que estão marcadas — menos a Internet Protocol Version 4. Selecione-a e marque a caixa de seleção.

  1. Estamos quase acabando! Clique em "Propriedades", depois em "Usar o seguinte endereço DNS", e digite o endereço desejado.

  1. Para finalizar, clique em “OK” para salvar as modificações feitas.

Vale lembrar que este tutorial serve para Windows 10 ou 8. Caso você esteja utilizando uma máquina com Windows 7, os nomes de algumas opções podem mudar, mas o processo é essencialmente o mesmo.

Geralmente, o endereço DNS mais recomendado é o do Google, que é composto pelas seguintes sequências numéricas: 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Contudo, nada impede o usuário de utilizar o endereço DNS que achar necessário. Outra dica é que, se possível, é interessante que você faça testes de benchmark para saber qual é o servidor mais adequado para seu PC. Uma opção é o programa Namebench, que é gratuito e está disponível para todos os sistemas operacionais.

Alterando o endereço do roteador

Deixamos esse processo por último por ser um pouco mais complicado do que o que explicamos anteriormente. Antes de tudo, é preciso que você saiba como acessar as opções do administrador, já que a URL e o IP diferem entre si.

A boa notícia é que há algumas URLs padrão para os roteadores mais utilizados, e um deles é a sequência 192.168.1.1 ou 192.168.0.1.

Depois de acessar a página do administrador, procure a configuração DHCP e altere o gateway padrão, o DNS primário e, por fim, o secundário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.