DNS da Google está passando por instabilidade no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: DNS da Google está passando por instabilidade no Brasil

De acordo com relatos, o DNS da Google, conhecido como 8.8.8.8 e 8.8.4.4, está passando por instabilidade em todo o Brasil. Tanto no Twitter quanto no Reddit, diversos usuários de internet estão comentando sobre problemas de acesso à internet. Além de usuários domésticos, muitas empresas de tecnologia estão passando pelo menos problema. O problema, até o momento, parece ter iniciado às 13h desta quarta-feira (14).

O TecMundo recomenda o OpenDNS, da Cisco

Obviamente, a solução é fácil e equipes de infraestrutura em companhias conhecem a resposta: basta trocar o DNS. Se você é um usuário doméstico e não conhece outro DNS, o TecMundo recomenda o OpenDNS, da Cisco (208.67.222.222 e 208.67.220.220). Para saber como alterar o seu DNS, acesse aqui.

"Aqui onde eu trabalho, em uma empresa de telecomunicação, em 5 minutos já tinham cerca de 100 ligações no suporte", "fiquei uns bons 20 minutos tentando ver o motivo da TIM e da VIVO não funcionarem, só depois percebi que era o DNS da Google" e "alguém puxou o plug na Google" são alguns dos comentários feitos nas redes sociais.

A Google ainda não comentou o problema de hoje 

Em alguns casos, o roteador de internet pode acabar forçando algum DNS — e, no caso, pode ser o da Google. Por isso, é necessário pegar o modelo do seu roteador e verificar as configurações. Para saber como alterar, veja mais abaixo.

A Google ainda não comentou o problema de hoje (14). A página de status, que não é atualizada em tempo real, não mostra a instabilidade. Quando a Google realizar algum comentário, esta notícia será atualizada.

Mapa de calor: problemas relacionados ao DNS da Google

Mapa de calor

Como trocar o DNS

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de rede, botão localizado ao lado do relógio, e selecione “Abrir Central de Rede e Compartilhamento”.
  • Em “Alterar as configurações do adaptador”, clique duas vezes sobre o dispositivo usado para o estabelecimento da conexão (cabo ou wireless) e abra as “Propriedades”.
  • Na caixa “Esta conexão utiliza os seguintes itens”, clique em “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e então abra as “Propriedades”.
  • Marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e informe os números que foram escolhidos. Salve as alterações em “OK”, em todas as telas, e pronto.

Trocando DNS

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.