(Fonte da imagem: UX Presentation Mockups)

O Firefox ficou um bom tempo sem grandes reformulações na sua interface. A última mudança significativa (como a remoção da barra de status, a ocultação da barra de menu e a realocação das abas na parte superior da janela) aconteceu na sua quarta versão. Ao que tudo indica, a Mozilla está trabalhando em uma nova aparência para o seu navegador, que deverá ser implementada na sua oitava geração.

Conforme imagens publicadas por Stephen Horlander em seu site, a fundação já iniciou o desenvolvimento de uma nova interface de usuário para o Firefox. Entusiastas acreditam que ela será chamada de “Australis”, devido ao nome dos arquivos oficiais divulgados.

Por meio das figuras veiculadas, é possível perceber que a aba ativa receberá um formato mais arredondado (enquanto as demais ficaram em segundo plano com a aparência do browser), o menu de ferramentas ganha um visual completamente novo (com atalhos para extensões e aplicativos instalados) e os temas poderão oferecer mecanismos de interação – graças ao suporte para HTML5.

De acordo com a publicação, a plataforma já está disponível para testes. Clique aqui para acessar o repositório da Mozilla e baixar o instalador para o seu sistema operacional. Contudo, o Tecmundo alerta para o fato de que a instalação desse recurso pode afetar o funcionamento e a segurança do Firefox. Portanto, não utilize a plataforma em desenvolvimento como browser padrão para navegação.

Cupons de desconto TecMundo: