Uau! Veja como alguns dos sites mais populares da internet eram há 10 anos

1 min de leitura
Imagem de: Uau! Veja como alguns dos sites mais populares da internet eram há 10 anos

Se você ficou empolgado com a lista dos domínios mais antigos da internet – aqui no Brasil e lá fora –, mas não domina ferramentas como as do Wayback Machine, que mantém em cache parte da história da web, prepare-se para uma viagem no tempo mais simples e imersiva. Isso porque um site resolveu que seria uma boa ideia mostrar para o público como alguns de seus sites favoritos se pareciam exatos dez anos atrás.

Basta visitar o Ten Years Ago, clicar em um link e, pronto, você está uma década no passado, conferindo o que os web designers da época achavam que era o máximo da modernidade, do requinte visual e da experiência do usuário – spoiler: a maioria não é muito bonita ou prática para os padrões atuais. Toda a simplicidade do portal, no entanto, também traz as suas limitações a respeito do que o usuário pode conferir durante o passeio.

Lembra desse lançamento?

Como se trata de uma página voltada para o público norte-americano, por exemplo, todos os endereços e opções são limitados a endereços populares nos EUA. A seleção, felizmente, continua interessante. É possível visitar versões antigas de sites como YouTube, CNN, ESPN, Amazon, Apple, IMDB e outras URLs voltadas geralmente para notícias ou serviços.

O Ten Years Ago é atualizado diariamente

A grande sacada do Ten Years Ago é que ele é atualizado diariamente para refletir a internet deste exato dia, só que há dez anos. Isso traz algumas surpresas agradáveis para o internauta, como a loja de Jeff Bezos trazendo a 10ª temporada de “Stargate SG-1” como o DVD mais vendido do dia e a Empresa da Maçã convidando os visitantes a conhecer o novíssimo iPhone. E aí, gostaria de ver uma edição verde amarela desse projeto?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.