Sem Photoshop! Site mostra edições em fotos até do século XIX

1 min de leitura
Imagem de: Sem Photoshop! Site mostra edições em fotos até do século XIX

Em um ato comum da época, Stalin ordenou o apagamento de um comissário. (Fonte da imagem: FourAndSix)

Cada vez que uma foto que você tirou dá errado, é muito fácil acessar um aplicativo de edição de fotos como o Photoshop ou o Photoscape e retocar a luminosidade, os olhos vermelhos ou algum outro elemento que não saiu como o fotógrafo queria.

O que poucos sabem, entretanto, é que isso vem sendo usado há mais de um século. Reunir essas montagens é a proposta do site FourAndSix, que montou uma extensa galeria com uma série de edições realizadas em fotografias antigas, algumas delas mundialmente famosas. Você pode acessá-la clicando aqui.

Estão lá retratos de personalidades como Abraham Lincoln, por exemplo, cuja cabeça foi inserida no corpo de outro político norte-americano. Destacam-se ainda fotos de líderes políticos polêmicos, como Mao Tse-Tung e Stalin, que tornaram-se célebres por simplesmente apagarem pessoas que estavam em algumas fotos, pois estas tornaram-se inimigas políticas dos governos em questão.

Apesar de contar com dez páginas de fotos e algumas raridades, a maior parte do acervo ainda remete aos séculos XX e XXI. A intenção dos organizadores, portanto, é reunir ainda mais manipulações antigas. É possível até mandar sua contribuição por email para o site, caso alguma descoberta sua não esteja na galeria. Confira alguns exemplos abaixo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.