Com o advento do WhatsApp, a maioria das pessoas não fica mais falando abobrinhas pelo Gmail, mas isso não quer dizer que a prática foi extinta. Muita gente ainda está em listas de email com assunto infinito ou com pessoas enviando mensagens para dizer “ok”, “olá” e coisas do tipo. Se você está na faculdade, isso deve ser muito recorrente em sua vida: um professor começa um tópico no Gmail com um propósito e, quando a disciplina acaba, a galera continua usando aquele assunto para conversar. Se você não é daquelas pessoas que pedem para alguém removê-lo da lista, o serviço da Google tem uma “saída educada”.

Estamos falando da função “Ignorar”, que já existe há cerca de 10 anos na plataforma, mas, por conta do nome nada sugestivo, pouca gente usa ou sabe o que ela faz. Em essência, esse recurso é uma versão mais poderosa do “Arquivar”.

Como funciona, pelo amor de Deus?

Se você arquiva alguma conversa no Gmail, na próxima vez que alguém mandar um email nela, o tópico aparece de volta na sua caixa de entrada. Se você usar o Ignorar, todas as mensagens futuras continuarão sendo arquivadas para sempre. Maravilhoso, não é? Desculpe por não ter avisado sobre isso antes.

Seja como for, tudo o que você precisa fazer é abrir a tal conversa no Gmail e clicar em “Mais”, logo acima do tópico e escolher “Ignorar”. Prontinho.

No celular, em vez de “Mais”, toque no menu dos três pontinhos bem no topo direito da tela. A função em si tem o mesmo nome.

O tópico vai sumir da sua caixa de entrada, mas não vai ser excluído. Para encontrar isso de volta, você tem que navegar na guia “Todos os emails”, no navegador, ou em “Todas as caixas de entrada” no mobile. É possível também pesquisar o nome do tópico na barra de busca e desfazer a ação de ignorar. Contudo, eu duvido muito que você vai querer fazer isso.

Cupons de desconto TecMundo: