(Fonte da imagem: ACS Applied Materials & Interfaces)

Foi criado na China um pequeno robô inspirado na capacidade natural de mosquitos e outros insetos de caminhar sobre a água. Para o desenvolvimento do protótipo, os cientistas envolvidos analisaram os movimentos das criaturas que conseguem naturalmente executar o feito, para a compreensão da maneira com a qual o fazem.

O robô pesa aproximadamente 3,88 gramas e o seu corpo possui o comprimento em torno de 15,24 centímetros. Para a sustentação sobre a água, ele conta com dez pernas de arame “repelentes de água” e duas que se assemelham a remos (propulsionadas por dois motores), para efetuar as manobras necessárias aos movimentos.

Os cientistas afirmam que o raio e o ângulo de contato das pernas com a água são fatores essenciais para aumentar a força de suporte do robô. No entanto, os responsáveis pelo projeto afirmam que esse é apenas o começo dos estudos sobre o protótipo criado.

Como o robô é veloz e ágil e tem um custo de produção consideravelmente baixo, é possível que ele seja futuramente empregado em projetos para o monitoramento da qualidade da água, controle de poluição, entre outros.

Cupons de desconto TecMundo: