Animal! Faça um passeio fantástico pelo espaço com o Google Street View

1 min de leitura
Imagem de: Animal! Faça um passeio fantástico pelo espaço com o Google Street View

Chegou o momento de agradecermos o fato de a Google não se ver limitada pelo nome dado ao recurso Street View. Uma funcionalidade que poderia, sim, ficar restrita apenas a ruas, estradas e vielas já chegou a navegar por regiões mais afastadas da civilização e registrou até a entrada de um vulcão em plena atividade. A mais nova empreitada da empresa com a ferramenta do Google Maps, no entanto, extrapola qualquer limite e permite que você explore – em primeira pessoa – cada canto da Estação Espacial Internacional (ISS).

A novidade foi implementada nesta quinta-feira (20), mas exigiu meses de trabalho duro por parte da Gigante das Buscas e de seu parceiro nesse projeto: Thomas Pesquet. “Nos seis meses que passei na Estação Espacial Internacional, foi difícil encontrar palavras ou tirar uma foto que transmitisse com precisão o sentimento de estar no espaço”, afirma o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), dizendo que só essa última missão junto à Google tornou possível traduzir o que é olhar para o planeta do espaço sideral.

Pode acreditar que essa primeira bateria de capturas do Streer View fora da Terra, apesar de ser histórica, enfrentou todo tipo de desafio. O primeiro deles? Equipamentos. Como não é fácil, rápido ou barato enviar encomendas para a ISS, Pesquet acabou trocando o dispositivo padrão utilizado pela Google para realizar a captura em 360 graus por câmeras DSLR já disponíveis na estação. A partir daí, foi preciso transferir o material para cá, para a criação das tradicionais imagens panorâmicas do serviço.

Cards oferecem informações extras sobre objetos e espaços da ISS

Além disso, o excesso de fios, objetos e barreiras em geral dentro da ISS se mostraram bem complicados para a realização de cliques mais limpos do lugar. Some a isso uma rotina extremamente exigente para todos os astronautas – com jornadas de até 12 horas divididas entre experimentos, tarefas diversas e manutenções – e dá para dizer que não foram poucos os obstáculos para que o Google Maps pudesse oferecer a seus usuários um passeio singular e que, até então, era o privilégio de pouquíssimas pessoas. E aí, curtiu a novidade?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.