Conheça o impressionante simulador de carros da Toyota

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o impressionante simulador de carros da Toyota

Aparência externa do simulador de carros da Toyota (Fonte da imagem: Akihabara News)

Para a indústria automobilística, a segurança do condutor e dos passageiros é essencial. Por isso, muitos fabricantes usam um simulador de carros para saber como as pessoas se sentem no interior do veículo. Nesse quesito, a Toyota está na frente, com o simulador que é considerado como um dos mais modernos do mundo.

Para ter uma ideia, o “brinquedinho” representa para o usuário um automóvel Lexus LS Series em escala real. Ele está montado dentro de um domo de 7,1 metros de diâmetro, equipado com oito vídeo-projetores que fornecem uma visão de 360 graus do ambiente simulado, a uma resolução de 1600 x 1200 pixels, possibilitando que o condutor reconheça outros carros localizados a uma distância de até 100 metros.

Tudo isso é posicionado em cima de um sistema de inclinação e vibração, similar aos usados em simuladores de voos das companhias aéreas. A diferença é que, no simulador da Toyota, existe também um sistema de movimentação, que permite manobras dentro de uma área de 35 metros de altura por 20 metros de largura.

Além disso, o sistema possui uma representação virtual da cidade de Toyota, no Japão, e das estradas usadas pela empresa durante os testes de seus veículos. Combinadas, todas essas características fornecem ao usuário a sensação de estar dentro de um carro de verdade, podendo experimentar uma aceleração de até 0,5 G.

O interior da cabine do simulador é gravado constantemente e, dessa forma, funcionários do centro de controle podem observar com cautela a reação de quem está dentro do simulador.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.