Veja como era o visual antigo de 15 de sites famosos

3 min de leitura
Imagem de: Veja como era o visual antigo de 15 de sites famosos

A Internet é um corpo vivo e novas tecnologias surgem a todo o instante dentro da rede. Prova disso é como os sites ganham novos visuais constantemente, sempre aproveitando do que há de mais recente em termos de linguagem e design. Com isso, muitas páginas que hoje fazem sucesso e são conhecidas por seus layouts apareceram para o mundo com formas bem diferentes das atuais.

Nós caçamos algumas delas a fim de destacar como as coisas mudam em relativamente poucos anos na web. Novos detalhes gráficos, logos mais minimalistas, estruturas mais organizadas e o 3D e as animações em Flash sendo abandonados aos poucos... Tudo muda.

1. Baixaki (2001)

Quem “entrava na internet” em 2001 para fazer downloads acessava o ainda novato Baixaki — o site foi lançado em outubro de 2000. Ao acessar o maior site de downloads do país, você via exatamente este visual no primeiro ano do novo milênio.

2. TecMundo (2011)

Você sabia que o primeiro nome do TecMundo era Baixaki Tecnologia? Antes de ganhar independência, o maior site de notícias sobre tecnologia do Brasil estava encubado dentro do portal de downloads e tinha um visual bem diferente daquilo que você vê atualmente ao acessar a nossa página inicial.

3. Google (1998)

Apesar de manter a estrutura, a página do Google hoje é bem diferente do que era em 1998, um ano após o lançamento daquele que se tornaria o buscador mais popular do mundo.

4. LinkedIn (2003)

A maior rede social corporativa do mundo atualmente pertence à Microsoft e tem um visual moderno, intuitivo. Mas se voltarmos 14 anos no tempo, veremos um LinkedIn bem diferente, com blocos quadrados e apenas a logo parecida com aquilo que é visto atualmente na plataforma.

5. Facebook (2004)

A maior rede social do mundo tem uma história bem conhecida e talvez tenha também o primeiro visual de página mais conhecido dessa lista. Em 2004, quando o “The Facebook” foi ao ar, esta era a sua página inicial.

6. YouTube (2005)

Ainda antes de ser adquirido pela Google, o YouTube já fazia sucesso ao inovar na forma como poderíamos consumir vídeos na internet. Em 2005, ano em que o portal foi lançado, ele tinha esse visual.

7. BuzzFeed (2006)

Quando deu as caras pela primeira vez na web, o BuzzFeed tinha um visual diferente do que é hoje, mas ainda assim guarda muitas semelhantes com o estio atual, como a organização em lista e o layout da página inicial.

8. Cadê? (2001)

Os mais veteranos da internet brasileira devem se lembrar do Cadê, o buscador 100% brazuca que acabou sendo negociado com grupos estrangeiros — por fim, ele foi vendido ao Yahoo.

9. Submarino (2001)

Veterano do comércio eletrônico brasileiro, o Submarino já estava navegando em 2001, mas com um visual bem distinto do que tem hoje. Apesar de manter a logo e o azul como cor predominante, o estilo da página naquela época guarda pouca semelhança com o que o site é hoje.

10. UOL (2001)

Um dos maiores portais brasileiros de internet, o UOL — à época chamado de Universo On Line — trazia em sua capa inicial poucas imagens e foco maior em textos e links, um recurso pensado para funcionar com as baixas velocidades da internet por aqui.

11. Wikipédia (2001)

Maior enciclopédia colaborativa do mundo, a Wikipédia também tinha outra cara em 2001, apesar de manter certa semelhança (fundo branco, textos simples e alguns links) com o que é atualmente. A logo, porém, foi completamente modificada.

12. Twitter (2006)

A rede social do passarinho nem sempre foi, de fato, a rede social do passarinho. Isso porque o Twitter surgiu em 2006 com um visual completamente diferente do que possui hoje, inclusive com cores e logo totalmente distintas. Porém, isso mudou cedo e a rede adotou uma identidade visual semelhante à atual ainda no mesmo ano.

13. Tumblr (2007)

Outro site popular na atualidade, o Tumblr também sofreu mudanças severas ao longo dos últimos 10 anos. Em 2007, o serviço que atualmente pertence à Verizon era mais discreto e simples do que hoje.

14. Yahoo (1994)

Yahoo foi a primeira grande marca da internet, mas teve um fim melancólico até ser negociado com a Verizon. Quando deu as caras para a internet em 1994, ele tinha um visual absurdamente simples (como era de praxe na época) e totalmente nada a ver com o que é atualmente.

15. Flickr (2004)

Ainda a principal plataforma de hospedagem de imagem do mundo, o Flickr nem sempre teve aquelas imagens em alta resolução estampando o plano de fundo de sua página inicial. Em 2004, o serviço era bem mais simples — mas quem já usava a web há 13 anos deve se lembrar de que esse estilo simples era bem moderno para a época.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.