Afinal, existe um botão que poderia desligar toda a internet do mundo?

1 min de leitura
Imagem de: Afinal, existe um botão que poderia desligar toda a internet do mundo?
Imagem: Pixabay

Será que existe um interruptor perdido pelo mundo que poderia desligar a internet de todos os usuários ao mesmo tempo? Ou vários botões capazes de desabilitá-la conforme a vontade de alguém ou por alguma necessidade eminente?

Durante a realização do festival SxSW (South by SouthWest), na cidade de Austin, no Texas, esse tema foi abordado e chegou-se a uma conclusão: felizmente, algo tipo não existe — ainda.

O festival já chegou ao fim, mas o tema é bastante pertinente e merece atenção frequente. Isso porque ele gera algumas dúvidas paralelas: mesmo que existisse, quem teria o poder de controlar quem pode ou não acessar a internet? O quanto uma pessoa, empresa ou governo poderia beneficiar ou prejudicar alguém dessa forma?

“O que faz esse botão?”

De acordo com um relatório realizado pela Brooking Institution, em 2016 foram registradas 81 “quedas” da rede de internet em 19 países — e a manutenção disso tudo custou o equivalente a R$ 7,5 bilhões. Houve também relatos de um “toque de recolher” no Gabão e até um “racionamento” durante a realização de exames nacionais no Iraque com o intuito de evitar fraude.

Outro exemplo aconteceu na Primavera Árabe, em 2011, quando o Egito simplesmente desligou quase 100% do seu acesso a internet durante protestos da população. Ele fez isso retirando mais de 3.500 BGPs (protocolo de roteamento dinâmico), utilizados para comunicação entre sistemas autônomos.

A colaboração entre ecossistemas na tecnologia pode garantir que essa “chave” ou interruptor nunca venha a existir.

Um dos diretores do Facebook, Matt Perault, disse que mesmo esses casos “pequenos” e regionais são um problema muito sério. Afinal, a internet foi desenvolvida para ser descentralizada, então não é possível que haja um grupo de pessoas ou empresas com uma “chave” capaz de deixar o mundo todo offline.

Você acredita que haja alguém, uma empresa ou até mesmo, um governo que controle a internet — de todo o mundo, do seu país, ou perto de onde você mora? Conte para a gente nos comentários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.