Maior GIF do mundo só vai terminar de rodar no ano 3017

1 min de leitura
Imagem de: Maior GIF do mundo só vai terminar de rodar no ano 3017

Os GIFs fazem sucesso por serem imagens em movimento com poucos segundos de duração, mas tem gente que quer quebrar essa definição. O artista finlandês Juha van Ingen criou um GIF que deve durar MIL anos!!! É isso mesmo: se nada der errado, o GIF só vai acabar no ano 3017.

A imagem é composta de 48.140.288 quadros, que irão se alternando a cada 10 minutos. Só que se você espera um GIF bonitinho, sinto lhe informar que ele composto apenas de um fundo preto com um número branco, como se fosse uma contagem. Segundo Ingen, a simplicidade é proposital.

“O GIF é a forma mais simples de animação existente no formato digital. Se parece um impossível que uma animação simples possa ser mantida por tanto tempo, então o que acontece com todas as outras informações que temos? Nossas imagens, sons, filmes, arquivos e assim por diante?”, analisa o autor.

Museu exibe o GIF simultaneamente em várias telas

O nome da obra de arte é “O Mais Longo Possível” ou “ASLAP” – sigla do nome original em inglês, “As Long As Possible”). O Museu Kiasma de Arte Contemporânea, da Finlândia, adquiriu os direitos de exibição do GIF e se responsabilizou para que nenhum inconveniente ocorra pelo próximo milênio.

Acontece que é possível que o computador que exibe a imagem pode simplesmente parar de funcionar ou a energia acabar. Ingen se precaveu para isso e criou uma cápsula do tempo em que o GIF está guardado a 7 chaves, caso precise ser rodado novamente. Já o museu está expondo várias cópias do ASLAP, tentando garantir que ao menos uma delas complete a missão no futuro. Será que vai dar certo?

Último quadro do GIF deverá mostrar essa imagem

***

Já começou a assistir?

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.