Um dos grandes problemas da internet sem fio é a bateria gasta pela transmissão de dados. Para resolver isso, pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um novo sistema de transmissão Wi-Fi, chamada de SleepWell (“Durma bem”, em português).

Esse sistema ganha o nome porque permite que os aparelhos conectados aos roteadores possam entrar no modo “Dormir” sem interromper a transmissão de informações que são enviadas e recebidas pelo dispositivo. Ou seja, smartphones e notebooks podem ter a atividade reduzida ao máximo e continuar recebendo dados.

Diferenças entre wireless normal e padrão SleepWell (Fonte da imagem: www.duke.edu)

Ainda em fase de testes, o padrão SleepWell pode começar a ser disponibilizado para usuários nos próximos anos, mas ainda vai demorar um pouco para que roteadores sejam desenvolvidos com a tecnologia em escala comercial.

No futuro, quando a computação nas nuvens estiver mais bem estabelecida, tecnologias como o SleepWell serão vitais para garantir que gadgets possam ser utilizados em redes sem fio por muitas horas antes que seja necessário conectar os aparelhos às redes elétricas.