Não foi dessa vez: Google não tem planos de incluir adblock no Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Não foi dessa vez: Google não tem planos de incluir adblock no Chrome

Para alguns usuários, não há nada mais chato do que navegar pela internet e se deparar com diversas propagandas. Alguns navegadores, como o Opera, contam com uma função para impedir a visualização de tais conteúdos, algo que talvez continue aparecendo para os usuários do Chrome.

“Sentimos que há vários desafios em fazer esse tipo de campanha, e há diversos caminhos errados. Mas se as produtoras e empresas de propaganda fazem isso da maneira correta, é algo que pode ser grandioso para o usuário e para o ecossistema”, comentou Darin Fisher, vice-presidente de engenharia do Chrome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para Fisher, um dos problemas desse tipo de conteúdo (isso sem levar em conta carregamentos mais lentos de páginas, gasto adicional de bateria e até mesmo a proliferação de malwares) é o fato de que muitas vezes as propagandas podem atrapalhar a experiência do usuário, que não se sente motivado a acessar aquela página novamente.

Definitivamente, visualizar diversas propagandas é algo que pode chatear diversos usuários

E como ficam os usuários?

Entretanto, isso não significa que a Google vai ficar de braços cruzados enquanto diversas propagandas aparecem. Para alguns usuários que se veem forçados a utilizar conexões 2G, por exemplo, o Chrome acaba interferindo e impedindo que as páginas utilizem um recurso chamado document.wire, que faz com que elas demorem algumas dezenas de segundos para carregar.

Outro detalhe importante é que atualmente diversos navegadores já contam com bloqueadores de pop-up, impedindo que propagandas indesejadas brotem na tela enquanto o usuário navega na internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.