Nokia usa fibra ótica em prédio e leva internet para a casa dos 50 gigabits

2 min de leitura
Imagem de: Nokia usa fibra ótica em prédio e leva internet para a casa dos 50 gigabits

Conexões de internet feitas através de cabos de fibra ótica não são exatamente uma novidade, mas a parceria feita entre a Nokia e a SK Broadband em Seul, na Coreia do Sul, realizou um feito que merece destaque: levou para um conjunto de prédios de apartamentos uma internet com velocidade agregada de nada menos que 52,5 Gbps usando a mesma estrutura de cabos já instalada.

A SK Broadband é uma das líderes em fornecimento de conexão de banda larga ultraveloz na Coreia do Sul e, juntamente com a Nokia, conseguiu fornecer conexão em velocidades altíssimas através dos espessos cabos de fibra ótica com a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network, ou rede ótica passiva de gigabit) em um conjunto de apartamentos em Seul. Essa empresa foi a primeira do país a oferecer internet em velocidades que vão de 2,5 Gbps (desde 2006!) até 10 Gbps (a partir de 2014).

Sem mudar nada!

O governo sul-coreano tem planos de implantar banda larga na casa dos gigabits para toda a população até o ano de 2020

O mais interessante é que tudo isso foi feito usando o mesmo sistema de cabeamento de fibra ótica já existente e que já conseguia fornecer internet a 2,5 Gbps. A diferença é que, agora, as velocidades medidas chegaram a 52,2 Gbps sem a necessidade de refazer sistemas de cabeamento ou interferir nessas instalações. É bom lembrar que essa velocidade é a agregada do sistema todo, e por isso nem todos os usuários conseguiriam atingir tamanha rapidez. Porém, isso indica que instalações desse tipo e dessa velocidade em prédios residenciais estão muito próximas de serem reais.

Essa facilidade certamente ajudaria muito a baixar o custo dessas conexões de altíssima velocidade. A Coreia do Sul não poderia ser um lugar melhor para receber esse teste, visto que o governo sul-coreano tem planos de implantar banda larga na casa dos gigabits para toda a população até o ano de 2020.

Seul em alta velocidade

Pioneira mundial em internet de altíssima velocidade

O presidente do Fixed Network Group da Nokia Federico Guillen afirmou: “Todos os olhos do mundo estão focados na Coreia do Sul conforme ela caminha na direção de apresentar redes cada vez mais rápidas. O caráter de inovação da Nokia e nosso portfólio de tecnologias de fibra da próxima geração ajudam clientes como a SK Broadband a criar as verdadeiras sociedades gigabit do futuro”.

O objetivo de ambas as empresas na implantação desse sistema é ampliar o acesso das pessoas a conexões de altíssima velocidade e proporcionar melhor condições de trabalho em um ambiente de negócios competitivo com valor mais acessível. Se tudo continuar dessa forma, os dias de internet lenta estão contados, pelo menos lá do outro lado do mundo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.