O que é Mobile High Definition Link (MHL)?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Mobile High Definition Link (MHL)?

Logo MHL (Fonte da imagem: Divulgação MHL)

O MHL, do inglês Mobile High Definition Link, é a tecnologia de interface digital de áudio e vídeo desenvolvida para conectar aparelhos móveis em dispositivos que utilizam alta definição (HD). Por meio dela, um usuário é capaz de conectar um smartphone a uma HDTV para assistir a conteúdo com 1080 p de qualidade, por exemplo.

O intuito por trás da criação do MHL era obter uma interface capaz de se conectar com portas HDMI e DVI por meio de cabos, sem perda da qualidade de som e imagem.

Como surgiu o MHL?

O HDMI foi uma interface lançada para substituir os cabos analógicos (S-Video, vídeo composto, coaxial, SCART, rádio frequência, entre outros). Essa tecnologia possibilita a transmissão de áudio e vídeo em alta definição através do mesmo cabo. Entretanto, o tamanho da interface impossibilitava o seu uso em portáteis (como smartphones).

Com isso, um consórcio composto por várias empresas de peso, como Nokia, Samsung, Sony, Toshiba e Silicon Image, buscou desenvolver uma interface com um número menor de pinos, que fosse mais adequada ao tamanho dos dispositivos móveis e ainda assim, conseguisse reproduzir o que o HDMI faz, também por meio de um único cabo.

Visão do cabo utilizado pelo MHL (Fonte da imagem: YouTube)

Além disso, o grupo contemplou que este mesmo cabo também fosse capaz de prover energia ao aparelho simultaneamente. Dessa maneira, o dispositivo pode ser conectado a uma HDTV para a transmissão de um filme sem drenar toda a carga do smartphone (que poderia ser utilizado normalmente quando a “sessão de vídeo” acabasse), por exemplo.

Isso sem esquecer que a MHL é compatível com a interface micro-USB. Os cabos contam com um conector micro USB em uma ponta e um HDMI na outra. A conexão MHL também conta com a tecnologia HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection), que é responsável por proteger os dados contra interceptação e cópia sem autorização.

Já existem muitos aparelhos para MHL?

Até o momento, ainda não há dispositivos externos com suporte para MHL, mas a previsão é que eles sejam lançados a partir de agosto de 2011. Entretanto, já existem smartphones com tal suporte no mercado. Não há estimativa de preço para os aparelhos, mas como as entradas não fogem aos padrões já existentes, não deve haver grandes alterações.

Aparelho com suporte a MHL - entrada micro-USB (Fonte da imagem: YouTube)

Agora, você já sabe o que é o MHL e pode constatar que o objetivo principal no desenvolvimento de tal interface foi a capacidade de oferecer uma solução extremamente versátil, representando uma ótima aliada para os usuários de smartphones - e proporcionando várias experiências por meio da mesma conexão.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.