Internet móvel: Brasil fica em 57° lugar em ranking de velocidade global

1 min de leitura
Imagem de: Internet móvel: Brasil fica em 57° lugar em ranking de velocidade global

A OpenSignal, uma empresa britânica que realiza pesquisas sobre serviços de cobertura móvel em todo o mundo, acabou de divulgar o ranking de velocidade global 3G/4G. O Brasil ficou na 57°, o que não é nem uma boa nem uma má notícia, se pensarmos que 95 países foram avaliados. A colocação, contudo, serve como alerta para as instituições brasileiras continuarem investindo em infraestrutura celular.

"O 3G definitivamente se firmou na maioria dos países. Nos 95 de nossa amostra, 93 deles apresentam disponibilidade de sinal 3G ou superior durante 75% do tempo medido", disse a OpenSignal.

Sobre disponibilidade de rede, o Brasil cravou 75,2% e ficou em 70° lugar, atrás de países como Afeganistão (79%) e Equador (81%). Contudo, o Brasil também ficou na frente de países como a Alemanha (73,6%) e Ucrânia (44,8%).

Quem lidera essa lista é a Coreia do Sul, com 98,5% de disponibilidade de sinal 3G/4G ao longo dia.
Veja o gráfico de cobertura:

Disponibilidade

As coisas começam a melhorar quando falamos sobre velocidade de dados. No gráfico que você vê a seguir, a OpenSignal "mostra a velocidade média que os usuários de cada país costumam navegar".

Aqui, o Brasil ficou em 57°, com 7.43 Mbps. O país que oferece a internet móvel mais rápida é a Coreia do Sul, com 41.34 Mbps. Do outro lado da tabela, o Afeganistão segura a lanterna com 2.17 Mbps.

Veja o gráfico de velocidade:

Velocidade 3G/4G

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.