Os mecanismos para testar a conexão com a internet não são uma novidade para quem costuma navegar na grande rede com certa frequência. Nos Estados Unidos, empresas como Ookla e Netflix oferecem excelentes ferramentas para esse fim, permitindo que os usuários verifiquem se suas velocidades de conexão estão de acordo com o que é oferecido pelas operadoras. Agora, parece que a Google também está entrando nessa brincadeira.

Graças ao tweet de Dr. Pete Meyers, descobrimos que essa iniciativa está sendo disponibilizada para alguns usuários que pesquisam pelos termos "check internet speed". Ao realizar essa busca, uma opção para fazer um teste de conexão é mostrado, permitindo fazer essa verificação através do próprio mecanismo de busca da Google. Entretanto, essa opção não parece estar disponível para a grande maioria de usuários.

Não disponível para todos

De acordo com a mensagem sobre o teste de velocidade de conexão, a verificação leva cerca de 30 segundos e é realizada pelo Measurement Lab da Google. Para gerar resultados, a ferramenta baixa pelo menos 40 MB para a máquina do usuário, o que pode variar dependendo do tipo de conexão utilizada.

Por enquanto, a Google não se pronunciou sobre a estreia dessa novidade. Também não sabemos se esse teste de conexão estará disponível para todos em algum momento ou se é um teste local realizado apenas para alguns usuários. Vale ressaltar que o Bing, concorrente direto da Gigante das Buscas, já possui um teste para verificar a conexão integrado ao sistema de pesquisa. Vamos aguardar para ver o que a empresa tem a dizer a respeito disso.

Teste de velocidade de conexão integrado ao sistema de buscas do Bing

Cupons de desconto TecMundo: